Notícia
CRH sobe lucros em 18% e aumenta facturação em 16%
A CRH –Cement Roadstone Holding, empresa irlandesa que controla 45,126% do capital da Secil e 49% dos respectivos direitos de voto, encerrou o exercício de 2004 com um volume de facturação de 12,82 mil milhões de euros.
A CRH –Cement Roadstone Holding, empresa irlandesa que controla 45,126% do capital da Secil e 49% dos respectivos direitos de voto, encerrou o exercício de 2004 com um volume de facturação de 12,82 mil milhões de euros.
Este desempenho representou um crescimento de 16% face aos 11,080 mil milhões de euros de vendas alcançados no exercício de 2003.
Os lucros antes de impostos fixaram-se em 1,017 mil milhões de euros, traduzindo uma subida de 18% em comparação com os 864 milhões de euros de resultados líquidos do ano precedente.
Em termos geográficos, a CRH registou vendas de 1,286 mil milhões de euros em 2004 na Europa Continental, área para que contribuiu a actividade da Secil. O lucro operacional da CRH na Europa Continental no ano passado atingiu 194 milhões de euros, 61% acima dos 133 milhões de euros obtidos no exercício anterior.
No comunicado da CRH, a administração do grupo irlandês sublinha que «o nosso investimento de Junho na Secil proporcionou uma nova plataforma para o crescimento na Península Ibérica e na bacia do Mediterrâneo. Os resultados para o período de controlo (segundo semestre de 2004) confirmaram as nossas melhores expectativas e excederam o desempenho da Secil no período correspondente de 2003».
Além do cimento, a CRH está presente em Portugal com uma parceria com a Modelo, do Grupo Sonae, participando numa rede de estabelecimentos de produtos de «bricolage», a DIY. Sobre esta aliança, a administração da CRH destaca que «a nossa "joint venture" fez novos progressos».
No que respeita a perspectivas para o nosso país, a CRH apenas adianta que no presente exercício «Portugal deverá presenciar um crescimento no sector da construção em linha com o crescimento de 2% projectado para a economia».
De forma directa e indirecta, a CRH está presente em Portugal e mais 17 países europeus, assim como em Israel, Tunísia, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Chile.
A empresa irlandesa, que se encontrava no ano passado no «top five» das maiores capitalizações bolsistas do sector de cimentos e matérias de construção em todo o Mundo, com um valor superior a 9 mil milhões de euros, está cotada nas bolsas de Dublin, Londres, NASDAQ e no Eurotop 300.