Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Conselheiro alemão não acredita na recuperação do dólar após reunião do G7

A reunião das sete maiores economias do mundo (G7) será infrutífera no que diz respeito a travar a desvalorização do dólar, afirmou o líder do painel de conselheiros económicos do Governo alemão, Wolfgang Wiegard.

04 de Fevereiro de 2004 às 19:18
  • ...

A reunião das sete maiores economias do mundo (G7) será infrutífera no que diz respeito a travar a desvalorização do dólar, afirmou o líder do painel de conselheiros económicos do Governo alemão, Wolfgang Wiegard, em entrevista à Bloomberg.

Wolfgang Wiegard, que há dois anos lidera o grupo de cinco conselheiros económicos do governo alemão, afirmou que os Estados Unidos, Japão e Europa não conseguirão resolver as suas divergências no que toca à relação das suas diferentes moedas.

“As opiniões deles [ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais do G7] em relação às moedas estão muito afastadas. O comunicado que sairá desta reunião será muito difuso. É possível que o dólar continue a cair”, afirmou o economista alemão.

O dólar poderia recuperar face ao euro caso a Reserva Federal norte-americana (Fed) aumentasse as taxas de juro nos EUA e o Banco Central Europeu (BCE) baixasse as taxas na Europa, acreditam alguns analistas.

No entanto, Wolfgang Wiegard não acredita que possa existir uma estratégia concertada deste género para recuperar o dólar, até porque na semana passada a Fed reafirmou a intenção de manter as taxas em 1% e o BCE deverá também deixar amanhã os juros inalterados nos 2%.

O conselheiro alemão também não acredita em estratégias que passem pela venda de euros ou compra de dólares para impulsionar a moeda norte-americana.

“Mudanças nas taxas de juro seriam mais eficazes do que intervenções ao nível da compra e venda de moeda. Mas não prevejo a curto prazo nenhuma acção, quer de um género, quer do outro”, afirmou.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio