Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Concorrência britânica investiga entrada da Amazon no capital da Deliveroo

O regulador da concorrência no Reino Unido anunciou esta sexta-feira que lançou uma investigação aprofundada à entrada da Amazon no capital da empresa de entrega de comida ao domicílio Deliveroo.

DR
Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 27 de Dezembro de 2019 às 12:42

O regulador da concorrência no Reino Unido, a Competition and Markets Authority (CMA) anunciou esta sexta-feira que lançou uma investigação aprofundada à entrada da Amazon no capital da empresa de entrega de comida ao domicílio Deliveroo para apurar se o negócio poderá prejudicar os consumidores, restaurantes parceiros e retalhistas britânicos.

A decisão surge após as empresas não terem respondido às preocupações expressadas pelo regulador a 11 de dezembro, nem terem apresentado "remédios" para ultrapassar os vários aspetos apontados pela CMA.

A Amazon foi o principal investidor na última ronda de financiamento da Deliveroo e terá passado a deter uma participação de cerca de 16% na empresa britânica, que angariou 442 milhões de libras (cerca de 517 milhões de euros ao câmbio atual) nessa ronda, em maio.

A investigação aprofundada pelo regulador, que estima que esta esteja concluída até 11 de junho do próximo ano, poderá colocar em risco o financiamento obtido pela Deliveroo para enfrentar rivais como a Uber Eats ou a Just Eat.

A CMA indicou este mês que o investimento da gigante tecnológica liderada por Jeff Bezos poderia levar a um aumento dos preços e a uma deterioração da qualidade do serviço para clientes, restaurantes e retalhistas.

Um dos receios do regulador é de que uma aliança entre as duas empresas, ambas presentes no mercado de entrega de alimentos no Reino Unido, possa reduzir a concorrência.

A Deliveroo foi fundada pelo antigo banqueiro de investimento Will Shu e já angariou cerca de 1.350 milhões de euros desde o seu lançamento, em 2013.

Ver comentários
Saber mais Reino Unido Amazon Deliveroo Competition and Markets Authority investigação uber eats concorrência
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio