Notícia
Compra da Office Depot pela Staples na Europa aprovada com remédios
A empresa norte-americana vai ter de vender todo o seu negócio na Suécia e desinvestir na actividade de distribuição no velho continente, determinou a Comissão Europeia.
A aquisição da empresa de comercialização de material de escritório Office Depot pela concorrente norte-americana Staples foi aprovada com condições pela Comissão Europeia. O anúncio da viabilização do negócio foi comunicado esta quarta-feira 10 de Fevereiro pela Comissão, que levou a cabo uma investigação aprofundada à transacção.
De acordo com a decisão do Executivo europeu, o negócio está dependente do desinvestimento na actividade de distribuição da Office Depot na Europa e à venda de todo o seu negócio na Suécia.
Além da Europa, a compra já teve aprovação pelas entidades reguladoras da Austrália, Nova Zelândia e China. Já no Canadá e nos Estados Unidos a operação continua por autorizar, depois de a concorrência ter rejeitado a proposta de remédios da Staples.
O negócio foi notificado à Comissão a 21 de Agosto de 2015, que abriu uma investigação aprofundada em 25 de Setembro passado. A compra está avaliada em 6,3 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros).
Os títulos da Office Depot somavam 3,36% para 5,08 dólares, enquanto os da Staples avançavam 1,19% para 8,50 dólares às 15:15.
A Concorrência diz ainda ter em cima da mesa três projectos de fusão para decisão, nomeadamente a compra da filial britânica da empresa de telecomunicações Telefónica pela Hutchinson 3G UK, a aquisição do fornecedor de serviços na área do petróleo Baker Hughes pela Halliburton e a compra da grega DESFA (negócio de transporte de gás) pela SOCAR.