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Compal Espanha atinge «break-even» em 2004; Quer liderar segmento em 2008

A Compal Espanha, que iniciou a actividade no país vizinho em 1999, espera atingir o «break-even» em 2004, pretendendo liderar o segmento «premium» até 2008, revelou hoje António Pires de Lima,...

20 de Junho de 2001 às 14:51
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A Compal Espanha, que iniciou a actividade no país vizinho em 1999, espera atingir o «break-even» em 2004, pretendendo liderar o segmento «premium» até 2008, revelou hoje António Pires de Lima, presidente da Comissão Executiva da empresa, em conferência de imprensa.

O responsável da empresa adiantou que «o retorno dos investimentos efectuados até agora (em Espanha) deverá ser atingido em 2004», referindo que «pretendemos liderar a longo prazo o segmento “premium” de sumos e néctares», com este objectivo a estar fixado para 2008.

O volume de negócios da Compal Espanha atingiu os 1,25 milhões de euros (250 mil contos) em 2000, com as estimativas da companhia a apontarem para uma facturação 3,49 milhões de euros (700 mil contos) este ano, números que, caso se confirmem, serão equivalentes a uma progressão de 180%.

No corrente ano, a subsidiária da Compal, uma empresa detida pela Nutrinveste, do Grupo Jorge de Mello, deverá «triplicar as vendas» no país vizinho, atingindo um volume de 3 milhões de litros vendidos, o que irá permitir alargar a quota de mercado naquele segmento para os 5% até final de 2001, segundo a mesma fonte.

Com o objectivo de implementar e solidificar a imagem da marca em Espanha, a Compal investiu 1,62 milhões de euros (325 mil contos) em acções de «marketing» e publicidade no ano passado, devendo este montante aumentar para os 2,54 milhões de euros (509 mil contos) no corrente ano.

Compal aposta na distribuição através de supermercados e hipermercados

A estratégia da Compal Espanha passa por apostar nos supermercados e hipermercados como principais canais de distribuição, uma vez que os mesmos «representam 75% do consumo (do sector) em Espanha», segundo adiantou António Pires de Lima.

Actualmente, a empresa está referenciada em cerca de três mil destes pontos de venda em Espanha, de acordo com a mesma fonte.

A empresa pretende apostar em parcerias para outras áreas de distribuição, nomeadamente para o canal HORECA, que integra os estabelecimentos de hotelaria e restauração, tendo já firmado um acordo com a cervejeira Hijos de Rivera, visando a distribuição dos seus produtos por aquela empresa na zona da Galiza.

O mesmo responsável revelou que «estamos a investir actualmente em parcerias para a distribuição do canal HORECA no País Basco».

Este canal representa 25% das vendas do sector dos refrigerantes, águas e sumos em Espanha, números que comparam com 75% das vendas em território nacional, uma diferença que justifica uma abordagem diferente ao mercado espanhol, explicou António Pires de Lima.

A mesma fonte referiu ainda que a entrada no mercado espanhol foi «difícil», frisando, no entanto, que a empresa está «muito satisfeita» com a actual «performance» da sua subsidiária.

Aquele responsável afirmou que as dificuldades sentidas para iniciar a actividade em Espanha estiveram relacionadas com o facto de ser «difícil a uma empresa portuguesa conseguir contratar os melhores profissionais em Espanha e encontrar boas parcerias».

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