Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Compal e Osborne investem 30 milhões em Espanha

A fabricante de néctares Compal, controlada em 80% pela Caixa Geral Depósitos (CGD) em 20% pela Sumolis, vai criar com o grupo espanhol Osborne, uma "joint venture" para o mercado vizinho. A nova empresa terá um capital social de três milhões de euros e i

15 de Dezembro de 2006 às 14:47
  • ...

A fabricante de néctares Compal, controlada em 80% pela Caixa Geral Depósitos (CGD) em 20% pela Sumolis, vai criar com o grupo espanhol Osborne, uma "joint venture" para o mercado vizinho. A nova empresa terá um capital social de três milhões de euros e irá investir 30 milhões nos próximos quatro anos.

Em comunicado hoje emitido, a Compal fez saber que assinará na próxima semana com o grupo espanhol Osborne um acordo de parceria "que prevê a constituição de uma empresa conjunta para operar no mercado espanhol "de sumos, néctares, refrigerantes e de água com gás".

A nova empresa a criar, fruto da parceria, será detida em partes iguais (50%) e "integrará a operação que a Compal detinha em Espanha", adianta o mesmo documento. A "joint venture" terá "um capital inicial de três milhões de euros". Nos próximos quatro anos, "para assegurar o sucesso da ‘joint venture’" os dois grupos "irão investir mais de 30 milhões de euros em ‘marketing’ e desenvolvimento de canais" de distribuição.

O comunicado acrescenta que a Compal "assumirá responsabilidades ao nível de desenvolvimento do porta-fólio de produtos", tanto os que a companhia portuguesa já detém naquele mercado como os que irá introduzir, como a água Frize. Ao grupo Osborne caberá a responsabilidade da "gestão de desenvolvimento dos canais de distribuição". Está igualmente previsto o "desenvolvimento de novos conceitos", não discriminados agora, mas para assumir futuramente por ambas as empresas.

A direcção da Compal, acredita que a "nova empresa terá todos os ingredientes para assumir uma dinâmica de liderança", já que parte de uma rede de distribuição com um grau de penetração superior a 94%, tanto na rede alimentar como no canal horeca. Neste último canal, referente às redes de hotéis, restaurantes e cafés, a empresa terá acesso a mais de 270 distribuidores e cerca de 210 sub-distribuidores, abrangendo a totalidade do território".

Os produtos da Compal atingiram em Espanha uma quota de 8,3% no "segmento de sumo de qualidade", com a gama dos sumos "exóticos" a crescer a taxas de 67% ao ano. Nos últimos oito anos a Compal cresceu 57% no mercado espanhol, adianta a mesma fonte.    

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio