Notícia
Comissão Europeia bloqueia fusão de duas companhias aéreas gregas
Órgão regulador só proibiu 21 compras ou fusões num total de 4.500 analisadas.
A proposta de fusão entre as companhias aéreas gregas Olympic Air e a Aegean Airlines iria criar um género de “quase-monopólio”, razão pela qual a Comissão Europeia decidiu bloqueá-la.
“As soluções encontradas pelas empresas não iriam proteger de forma adequada os interesses dos quatro milhões de passageiros que usam aquelas rotas”, afirmou por escrito o comissário para a concorrência da Comissão Europeia, Joaquín Almunia, citado pela Associated Press. Iria, por isso, conduzir a uma “diminuição da qualidade do serviço para os gregos.
Anunciada em Fevereiro de 2010, a fusão iria juntar as duas empresas que controlam mais de 90% do mercado doméstico grego, de acordo com a reguladora, escreve a BBC online.
Salientou Almunia que, para terem conseguido a aprovação, teria sido necessário vender parte da frota a um potencial concorrente ou permitir que outra companhia usasse uma das suas marcas.
Esta foi a primeira proibição de fusão da Comissão Europeia desde Junho de 2007, quando bloqueou a compra da Aer Lingus pela Ryanair, de acordo com a Reuters. No entanto, o comissário europeu garante que “a política de controlo de fusões não alterou” e vai “continuar muito rara”. Em mais de 4.500 compras e fusões analisadas, apenas houve impedimentos em 21 casos, refere a Associated Press.
“As soluções encontradas pelas empresas não iriam proteger de forma adequada os interesses dos quatro milhões de passageiros que usam aquelas rotas”, afirmou por escrito o comissário para a concorrência da Comissão Europeia, Joaquín Almunia, citado pela Associated Press. Iria, por isso, conduzir a uma “diminuição da qualidade do serviço para os gregos.
Salientou Almunia que, para terem conseguido a aprovação, teria sido necessário vender parte da frota a um potencial concorrente ou permitir que outra companhia usasse uma das suas marcas.
Esta foi a primeira proibição de fusão da Comissão Europeia desde Junho de 2007, quando bloqueou a compra da Aer Lingus pela Ryanair, de acordo com a Reuters. No entanto, o comissário europeu garante que “a política de controlo de fusões não alterou” e vai “continuar muito rara”. Em mais de 4.500 compras e fusões analisadas, apenas houve impedimentos em 21 casos, refere a Associated Press.