Notícia
Comissão Europeia aprova compra da O2 pela Telefónica
A espanhola Telefónica, accionista de referência da Portugal Telecom, conseguiu a aprovação das autoridades europeias da concorrência relativamente à compra da operadora britânica de telecomunicações móveis O2, no valor de 25,84 mil milhões de euros. Para
A espanhola Telefónica, accionista de referência da Portugal Telecom, conseguiu a aprovação das autoridades europeias da concorrência relativamente à compra da operadora britânica de telecomunicações móveis O2, no valor de 25,84 mil milhões de euros. Para isso, teve que concordar em abandonar uma aliança de «roaming» com outras operadoras europeias de telecomunicações sem fios.
A Comissão Europeia anunciou hoje que «à luz deste compromisso, a transacção não vai travar significativamente a concorrência».
Para assegurar esta aprovação, o segmento sem fios da Telefónica Moviles SA, teve que desistir da sua participação na aliança FreeMove com unidades móveis da France Telecom, Telecom Itália e Deutsche Telekom. A aliança permite que os utilizadores façam e recebam telefonemas fora do país onde vivem.
A Telefónica está a comprar a O2, a maior empresa britânica de telecomunicações sem fios em termos de clientes, para ganhar 25 milhões de subscritores no Reino Unido, Alemanha e Irlanda, alargando o seu número total de clientes para cerca de 170 milhões.
Esta é a maior aquisição realizada pelo presidente da operadora espanhola, César Alierta, que está a procurar expandir-se na Europa depois de ter gasto mais de 41 mil milhões de euros em aquisições na América Latina desde os anos 90.