Notícia
Cofina compra 19,1% da Lusomundo Media por 24 milhões (act3)
A Cofina, através da Investec, assinou um contrato de promessa de compra de 19,1% do capital da Lusomundo Media, do grupo Portugal Telecom, com a Independent News por um valor de 24 milhões de euros e quer aproximar-se mais da PT.
(actualiza com comunicado da Independent News)
A Cofina, através da Investec, assinou um contrato de promessa de compra de 19,1% do capital da Lusomundo Media, do grupo Portugal Telecom, com a Independent News por 24 milhões de euros.
Os accionistas britânicos tinham manifestado a sua intenção de sair do capital da proprietária dos meios «Diário de Notícias», «Jornal de Notícias», TSF, entre outros.
Em comunicado, a Cofina, através da sua participada Investec, diz ter celebrado «um contrato de promessa de compra e venda de acções nos termos do qual a Investec, prometeu adquirir à sociedade de direito inglês, Independente News, que, por sua vez, lhe prometeu alienar, acções representativas de 19,1% do capital social da Lusomundo Media».
Esta manhã, a Independent News anunciou que a venda foi realizada a 24 milhões de euros.
Os títulos da companhia acrescentavam 2,29%, com este anúncio.
A própria PT chegou a admitir interesse em comprar a posição da Independent. A gestora de fundos Fidelity que controla 5,97% do capital da Lusomundo Media também quer sair do capital da empresa. A PT foi a responsável pela compra desta posição, mas a operadora de telecomunicações ainda não divulgou essa informação.
O BPI e o Banco Espírito Santo (BES) fizeram uma avaliação aos activos da Lusomundo Media, tendo chegado a um valor médio de 175 milhões de euros. Tendo em conta esta avaliação, a participação que a Cofina vai adquirir naquela empresa vale 33,42 milhões de euros. O valor da compra ficou abaixo deste valor.
Com esta aquisição, a PT encontra o parceiro que procurava para a área dos media e a Cofina vê satisfeita a sua vontade de ligar-se ao grupo liderado por Miguel Horta e Costa.
O líder da Cofina, segundo o Jornal de Negócios, encontrou-se com Horta e Costa na quinta-feira para comunicar-lhe esta aquisição. O grupo da Cofina, que controla o Canal de Negócios, Jornal de Negócios, Correio da Manhã, TV Guia, Record, entre outros, não quer nenhum administrador na Lusomundo Media, refere o mesmo diário.
Cofina continua interessada na fusão com Lusomundo MediaCitado em comunicado, Paulo Fernandes, presidente da Cofina refere «esta transacção representa uma importante oportunidade para o crescimento do grupo como um major «player» no mercado português dos media e, acima de tudo, um passo estratégico para o processo de consolidação desta indústria em Portugal».
Nessa perspectiva, a Cofina «acredita que a consolidação é um passo fundamental para a competitividade das empresas portuguesas de media e o único caminho para o seu desenvolvimento e manutenção da independência».
«Como já foi referido anteriormente, a Cofina está interessada numa eventual fusão com a Lusomundo Media e a aquisição desta participação cria novas oportunidades para uma aproximação à PT (Portugal Telecom), o principal accionista da PT Multimedia», acrescenta Paulo Fernandes.
As acções da Cofina cotavam nos 2,53 euros, a subir 3,27%, enquanto a PT ao cotar nos 7,23 euros, crescia 1,26%.