Notícia
Citigroup entra no mercado de cartões de crédito da China
A norte-americana Citigroup, maior empresa de serviços financeiros do mundo, conseguiu entrar no mercado de cartões de crédito da China através de uma parceria com um banco local, o Shanghai Pudong. Foi a primeira empresa estrangeira a ter autorização par
A norte-americana Citigroup, maior empresa de serviços financeiros do mundo, conseguiu entrar no mercado de cartões de crédito da China através de uma parceria com um banco local, o Shanghai Pudong. Foi a primeira empresa estrangeira a ter autorização para tal.
O consórcio formado pela Citigroup e o Shanghai Pudong recebeu em Dezembro a “luz verde” do Governo chinês para operar no mercado de crédito. O primeiro cartão foi hoje lançado e durante os primeiros dois anos não se espera que dê lucro devido aos custos de lançamento, segundo anunciou o presidente do Shanghai Pudong.
Para a Citigroup este pode ser um passo importante para ganhar terreno no mercado chinês, que até agora tem vindo a limitar a acção de operadores estrangeiros através de diversos regulamentos, mas que a partir de 2007 deverá autorizar a entrada de bancos externos sem restrições. Uma medida que decorre da entrada da China na Organização Mundial do Comércio.
Actualmente a empresa tem cinco agências na China, disputando a liderança no mercado com as rivais britânicas HSBC e Standard Chartered. A Citigroup anunciou que em 2003 as receitas no mercado asiático, excluindo o Japão, aumentaram 14% para 1,8 mil milhões de dólares (1,43 mil milhões de euros).