Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CIT Group pode fundir-se com IndyMac

A possibilidade de fusão entre o CIT Group, instituição financeira de concessão de crédito actualmente em apuros, e o colapsado IndyMac Federal Bank, está a ser estudada pelo gestor de fundos de cobertura de risco John Paulson.

29 de Setembro de 2009 às 16:30
  • ...
A possibilidade de fusão entre o CIT Group, instituição financeira de concessão de crédito actualmente em apuros, e o colapsado IndyMac Federal Bank, está a ser estudada pelo gestor de fundos de cobertura de risco John Paulson.

A notícia foi avançada pelo “New York Post”, citando fontes conhecedoras do processo, que afirmam que a fusão entre os dois bancos é uma das várias opções que estão a ser analisadas para ajudar a revitalizar o CIT, abalado pela crise financeira e que quase faliu na Primavera passada.

John Paulson, conhecido por ter “shortado” empréstimos hipotecários tóxicos em 2007, faz parte de um consórcio de “private equity” chamado IMB Management que comprou o fracassado IndyMac à Federal Deposit Insurance Corp. (regulador bancário norte-americano) em inícios deste ano. Além disso, também detém dívida do CIT Group.

O consórcio que comprou o IndyMac Federal Bank é liderado pela Dune Capital Management e, além de Paulson, conta com a J.C. Flowers e a Stone Point Capital entre os seus sete membros, onde se incluem também o multimilionário George Soros e Michael Dell (fundador da Dell).

A eventualidade desta fusão não é ainda alvo de conversações formais entre o CIT e o IndyMac, mas é um plano que alguns credores, incluindo Paulson e o seu “hedge fund” Paulson & Co, estão a analisar, refere o “New York Post”.

Um casamento entre os dois bancos ajudaria o IndyMac nos seus planos para diversificar as suas actividades, passando dos empréstimos hipotecários para os comerciais, uma vez que o CIT Group é uma das maiores instituições de concessão de crédito dos EUA a pequenas e médias empresas, salienta a mesma fonte.

Os detentores de obrigações do CIT deverão reunir-se na quinta-feira para debaterem o plano de reestruturação. No domingo passado, a publicação “CreditSights” revelou que o CIT está a negociar com o Citigroup e o Bank of America para refinanciar o seu empréstimo de três mil milhões de dólares.

O CIT obteve uma injecção de 2,33 mil milhões de dólares em Dezembro passado, no âmbito do programa governamental de compra de activos tóxicos (TARP), mas o segundo pedido de resgate foi rejeitado. Isso obrigou o CIT a pagar o empréstimo de três mil milhões de dólares com uma elevada taxa de juro.

Recorde-se que o IndyMac Bank colapsou em Julho do ano passado, ficando sob a tutela das autoridades federais, que o nacionalizou, passando a designar-se IndyMac Federal Bank. O governo vendeu depois o banco californiano em Janeiro deste ano por 13,9 mil milhões de dólares.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio