Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cepsa compra rede de estações de serviço da Total em Portugal

A espanhola Cepsa acordou com a Total a aquisição da sua rede de estações de serviço, bem como das suas actividades de comercialização de derivados do petróleo em Portugal. Essas actividades complementares, pela sua localização e posicionamento, darão ori

10 de Abril de 2008 às 17:32
  • ...

A espanhola Cepsa acordou com a Total a aquisição da sua rede de estações de serviço, bem como das suas actividades de comercialização de derivados do petróleo em Portugal. Essas actividades complementares, pela sua localização e posicionamento, darão origem a um dos principais actores do mercado português, com uma quota que atinge já os 11%, informa a petrolífera espanhola em comunicado.

A nova rede de estações de serviço, que irá integrar as actuais redes da Total (141) e da Cepsa (161), contará com 302 pontos de venda e irá operar sob a dupla marca Cepsa/Total.

Ainda no âmbito deste acordo, a Cepsa em Portugal passará a comercializar, além das suas próprias marcas de lubrificantes e outros derivados de petróleo, as marcas Total e Elf desses mesmos produtos até agora comercializados pela Total. A Total é a maior accionista da Cepsa, com 48% do capital.

"O aumento do volume de negócios daí resultante permitirá incrementar as sinergias da integração já existente das actividades na Península Ibérica, com a consequente melhoria de rentabilidade indispensável para o futuro desenvolvimento dos negócios", refere o comunicado.

Os resultados concretos "traduzem-se numa redução dos custos de operação, na optimização dos aprovisionamentos e da logística, bem como numa gestão comercial mais equilibrada no que respeita a presença geográfica e canais de venda", de acordo com o mesmo documento.

A Cepsa, que está presente em Portugal há mais de 40 anos, comercializa actualmente no nosso País combustíveis, carburantes, lubrificantes, gás de petróleo liquefeito (butano e propano), betumes e, mais recentemente, deu início à distribuição de combustíveis para marinha e aviação. Dispõe de infra-estruturas de abastecimento e armazenamento que incluem a instalação de Matosinhos.

Agitação no mercado português

O sector petrolífero português tem estado agitado nos últimos dias. Recorde-se que o BPI dizia, no "Iberian Daily" de hoje, que a Galp estaria alegadamente interessada em comprar os activos da Exxon (a Esso) em Espanha e Portugal. A empresa liderada por Ferreira de Oliveira, quando contactada pelo Jornal de Negócios, não quis comentar a informação. Além da Galp, a Repsol e a Cepsa eram também citadas como potenciais interessadas numa proposta de aquisição da Exxon.

Por outro lado, o presidente da Repsol, António Brufau, disse em entrevista ao Jornal de Negócios que pretende crescer em Portugal e ser o segundo "player" no nosso País em termos de distribuição de produtos petrolíferos. A Galp vai ser concorrente directa em Portugal e aliada nos projectos externos.

A Galp [galp pl] terminou a sessão de hoje em Lisboa a subir 2,04%, para os 16 euros. Em Madrid, a Cepsa encerrou a ganhar 0,07%, para 70,40 euros, e a Repsol cedeu 0,50% para 23,92 euros . Na bolsa de Paris, a Total valorixou 0,21% para 49,955 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio