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Centros comerciais faturaram mais na reabertura do que no período pré-covid
A terceira fase do desconfinamento permitiu a reabertura das lojas dos centros comerciais, e os portugueses acorreram em massa a estes espaços. Lojas de artigos desportivos, perfumarias e sapatarias registaram os aumentos de faturação mais acentuados face ao período pré-pandemia.
A análise da Reduniq revela que as lojas de artigos desportivos foram as que mais cresceram face ao período pré-pandemia, ao fecharem o dia com uma faturação 116% superior à de 2019. Seguiram-se as perfumarias, com uma subida de faturação de 84%, as sapatarias, com um crescimento de 79%, e o pronto a vestir, com uma escalada de 35%. As ourivesarias registaram uma subida da faturação de 21% face às segundas-feiras de abril de 2019.
A tendência não foi semelhante em todos os negócios dos centros comerciais. A faturação dos cinemas tombou 89% na última segunda-feira face à média do período em análise. Também os supermercados venderam menos 11% do que no período pré-pandemia. Já o setor da restauração viu a faturação recuar 7% face aos valores registados em abril de 2019.
Para Tiago Oom, diretor da Reduniq, a quebra dos restaurantes "poderá dever-se às limitações do número de pessoas nestes estabelecimentos, o que os impede de chegar a uma faturação normal".
A análise também revela que face à segunda-feira anterior, 12 de abril, o aumento da faturação dos centros comerciais atingiu os 124%, uma vez que nessa data, a maior parte das lojas dos shoppings ainda se encontravam encerradas.