Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centro de Artes de Sines nomeado para o prémio de arquitectura contemporânea da UE

O Centro de Artes de Sines está entre os sete finalistas para o prémio da Arquitectura Contemporânea da União Europeia. O vencedor será conhecido em meados de Abril e o prémio será de 50 mil euros.

29 de Janeiro de 2007 às 13:01
  • ...

O Centro de Artes de Sines está entre os sete finalistas para o prémio da Arquitectura Contemporânea da União Europeia. O vencedor será conhecido em meados de Abril e o prémio será de 50 mil euros.

A União Europeia divulgou hoje os sete nomeados para o prémio de arquitectura contemporânea – Mies van der Rohe Award 2007 – e o projecto do Centro de Artes de Sines, elaborado pelos arquitectos Manuel Aires Mateus, Francisco Aires Mateus/Aires Mateus e Associados, consta na lista.

Os outros seis nomeados são: o pólo universitário de gestão em Bordéus (França); o Centro Nacional Coreógrafo (França); o Centro de Ciência Phaeno (Alemanha); Museu Mercedes-Benz em Estugarda (Alemanha); o Edifício Veles e Vents em Valência (Espanha) e o Musac – Museu de Arte Contemporânea de Castilla y León (Espanha).

O nome do vencedor do concurso será conhecido em meados de Abril, de acordo com um comunicado emitido pela Comissão Europeia, e a cerimónia de entrega vai ocorrer a 14 e Maio em Barcelona.

O vencedor receberá 50 mil euros como prémio e o prémio de menção honrosa receberá 10 mil euros.

O Centro de Artes de Sines

A construção do Centro de Artes de Sines envolveu cerca de 8,2 milhões de euros, de acordo com os números divulgados pelo Centro.

No dia 20 de Agosto de 2005 foi inaugurado o primeiro espaço do Centro de Artes, a nova Biblioteca Municipal de Sines, a dia 26 de Novembro de 2005, foi inaugurado o Centro de Exposições - com uma exposição de pintura e desenho resultante de uma residência da pintora Graça Morais em Sines - e o Auditório, com um espectáculo do Bernardo Sassetti Trio2 e em Janeiro de 2006 tem início a programação regular do centro.

O Centro já foi galardoado com o prémio AICA / MC (Associação Internacional de Críticos de Artes / Ministério da Cultura) 2005; distinguido pelo Instituto do Turismo de Portugal (ITP), com uma menção honrosa, na categoria "obra". Em Março de 2005

O Centro de Artes de Sines, da autoria dos arquitectos Francisco e Manuel Aires Mateus foi um dos vencedores do Grande Prémio Enor 2006, entregue em Vigo, em Novembro de 2006. E esteve nomeado para outros prémios.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio