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Carros eléctricos

Os primeiros modelos 100% eléctricos com carregamento nas tomadas eléctricas (sistema Plug-in) chegam a Portugal ainda este ano.

16 de Junho de 2010 às 11:30
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Audi A1 e-tron


A Audi vai lançar uma família de veículos eléctricos e-tron, que incluirá o ultra -compacto A1 e um super-desportivo com linhas inspiradas no R8. O A1 e-tron é um modelo utilitário eléctrico com extensor de autonomia, que a Audi baptiza de MCV (Mega City Vehicle). Tem tracção dianteira e está equipado com um motor eléctrico de 45 kW (61 Cv) e 150 Nm de binário, capaz de lhe garantir uma autonomia superior a 50 quilómetros. Quando necessário, a potência pode subir momentaneamente para 75 kW (102 Cv) e o binário para 240 Nm. Para percursos mais longos, o A1 conta com um pequeno motor Wankel de 254 cm3, que funciona como extensor de autonomia, ao mesmo tempo que recarrega a bateria. O motor Wankel alimenta um gerador que produz 15 kW de carga para a bateria. Com o auxílio deste extensor, o A1 e-tron ganha uma autonomia adicional de 200 quilómetros, com emissões de apenas 45g/km e um consumo de 1,9 litros de combustível aos 100 quilómetros. Em modo 100% eléctrico, o A1 atinge 130 km/h de velocidade de ponta e acelera dos zero aos 100 km/h em 10,2 segundos. O pack de baterias de iões de lítio está montado debaixo do chão, logo à frente do eixo traseiro.

FICHA
100% Eléctrico com extensor Wankel
Potência máxima 75 kW
Binário 240 Nm
Velocidade máx. 130 km/h
Aceleração (0-100 Km/h) 10,2 seg.
Autonomia 50 Km



BMW Megacity
2013

O citadino Megacity será o primeiro BMW de série com propulsão eléctrica. A marca bávara promete o lançamento para 2013 e garante que o Megacity será substancialmente mais leve que qualquer modelo convencional, com recurso ao material compósito ultra-leve CFRP, um plástico reformado à base de fibra de carbono.

O Megacity incorporará muitas das soluções que a BMW está a testar no protótipo ActiveE (foto), um concept de motor eléctrico baseado no actual Série 1 Coupé.

Com a tradicional tracção traseira BMW, o Concep AvtiveE está equipado com baterias de iões de lítio, que alimentam um motor acoplado ao eixo traseiro. A velocidade está limitada electronicamente a 145 km/h.

FICHA
100% Eléctrico plug-in
Potência 125 kW (170 Cv)
Binário 250 Nm
Velocidade máx. 145 km/h
Aceleração (0-100 Km/h) 9 seg.
Autonomia 160 Km
Carregamento total (100%) 3 h



Chevrolet Volt
2011

O Volt é o gémeo Chevrolet do Opel Ampera. Equipado com o sistema de propulsão eléctrica Voltec, que lhe garante uma utilização sem limitações face aos automóveis convencionais, o Volt é uma berlina de cinco portas, capaz de acomodar confortavelmente quatro passageiros e dispõe de uma bagageira de grande capacidade.

Quando circula com electricidade fornecida apenas pelas baterias, não produz quaisquer emissões. O extensor de autonomia entra automaticamente em funcionamento quando a carga da bateria se esgota, após 60 quilómetros.

As baterias são recarregadas em pleno andamento por um pequeno motor de combustão, que permite estender a autonomia a 500 quilómetros. Este motor funciona como um gerador e apenas serve para recarregar as baterias, não tendo qualquer ligação às rodas. Quando imobilizado, O Volt pode recarregar baterias numa vulgar tomada eléctrica doméstica de 220V.

FICHA
Eléctrico plug-in c/ extensor de autonomia
Potência 111 kW (150 Cv)
Binário 370 Nm
Velocidade máx. 161 km/h
Aceleração (0-100 km/h) 9 seg.
Autonomia em modo eléctrico 60 Km
Autonomia total 500 Km
Carregamento total (100%) 4-8 h
Carregamento rápico 20 min



Chevrolet Volt MPV5

A Chevrolet apresentou em Abril, no Salão Automóvel de Pequim, o concept Volt MPV5, um crossover de cinco lugares que demonstra o potencial de aplicação do sistema de propulsão Voltec.

O concept Volt MPV5 recorre ao mesmo sistema de propulsão Voltec do Chevrolet Volt, que combina um motor eléctrico com um motor-gerador de combustão e que funciona exclusivamente como extensor de autonomia. A unidade motriz eléctrica é alimentada por uma bateria de iões de lítio de 16 kW em forma de T.

O Volt MPV5 permite percorrer uma distância de 51,5 quilómetros com propulsão exclusivamente eléctrica. Quando a bateria necessita de carga, um motor de 1,4 litros inicia o processo de recarregamento, assegurando até 482 quilómetros de autonomia em propulsão eléctrica.



Chrysler ENVI

O grupo Chrysler anunciou uma gama de cinco modelos eléctricos com extensor de autonomia. A gama ENVI (de Environment Vehicles) está dotada de um potente motor eléctrico de 238 Cv, alimentado por baterias de iões de lítio, que garante uma autonomia suficiente para as primeiras 40 milhas, o equivalente a 64 quilómetros.

Uma vez esgotada a carga das baterias, o sistema activa um pequeno motor gasolina de 94 Cv (70 kW), que funciona como gerador para recarregar as baterias e garantir uma autonomia total de até 644 quilómetros (400 milhas). Quando parado, os modelos da gama ENVI podem ser carregado numa vulgar tomada doméstica de 220 volts (Plug-in).

O grupo já anunciou que o primeiro modelo da gama ENVI, que além da Chrysler incluirá modelos das marcas associadas Dodge e Jeep, chegará ao mercado americano ainda em 2010. Será um veiculo comercial, provavelmente com a marca Dodge. Os modelos de passageiros serão postos à venda posteriormente.

O sistema ENVI será implementado no monovolume de sete lugares Chrysler Town & County (a variante americana da Grand Voyager), nos Jeep Wrangler e Patriot, e nos desportivos Dodge Circuit e Chrysler 200C. As performances dinâmicas variam com os modelos, dos 145 km/h de velocidade máxima do Wrangler, aos 193 Km/h do 200 C e do Circuit. Este último, já dotado das mais recentes baterias de iões de lítio, tem a sua autonomia em modo 100% eléctrico aumentada para mais de 240 quilómetros, quatro vezes superior à dos modelos com baterias da anterior geração.



Citroen C-Zero
último trimestre de 2010

A Citroen tem pronto o C-Zero, resultado da colaboração entre o Grupo PSA (Peugeot-Citroen) e a japonesa Mitusbishi, e cuja chegada ao mercado está anunciada para o último trimestre do ano.

O C-Zero é um veículos 100% eléctrico plug-in, gémeo do Peugeot iOn e do Mitsubishi i-MiEV, mas com todas as características próprias de um verdadeiro Citroen.

O motor debita 64 Cv de potência, transmitidos às rodas traseiras, e um binário de 180 Nm. O C-Zero atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e acelera dos zero aos 100 Km/h em 15 segundos.

Dispõe de quatro lugares e de uma bagageira com 170 litros de capacidade. As baterias de ião-lítio podem ser totalmente recarregadas em seis horas, numa normal tomada doméstica de 220 V. Com recurso a uma tomada de alta voltagem (400 V) é possível carregar 80% da bateria em apenas meia-hora. A autonomia anunciada é de cerca de 130 quilómetros

FICHA
100% Eléctrico plug-in
Potência 47 kW
Binário 180 Nm
Velocidade máx. 130 km/h
Aceleração (0-100 Km/h) 15 seg.
Autonomia 130 Km
Carregamento rápido (80%) 30 min.
Carregamento total (100%) 6 h
Preço +/- 30 mil euros



Fiat 500 BEV

A Fiat anunciou que vai produzir uma versão eléctrica do seu citadino 500. O Fiat 500 BEV (de Battery Electric Vehicle) será fabricado pela Chrysler.















Ford Focus Electric

Os modelos eléctricos europeus da Ford chegarão ao mercado em 2013. Usando como base o modelo C-Max, de cinco lugares, a Ford produzirá uma versão híbrida (HEV) e uma versão híbrida Plug-in (PHEV). A Ford planeia lançar cinco modelos híbridos e eléctricos na Europa, até 2013.

Às duas versões do C-Max, juntar-se-ão à versão 100% eléctrica do furgão comercial Transit Connect, anunciado para 2010, e o Focus com baterias eléctricas, que chegará ao mercado um ano mais tarde.








Honda EV-N.


A Honda apresentou no Salão de Genebra, o EV-N, um mini citadino eléctrico, que evoca o espírito do Honda N360, de 1967















Honda FCX Clarity

A Honda iniciou a produção do veículo eléctrico a baterias EV Plus, em 1996, alugando-o a clientes seleccionados nos EUA.

Em 2008, lançou no mercado o primeiro veículo eléctrico a células de combustível de produção do mundo, o FCX Clarity, com um conjunto de baterias de iões de lítio para armazenar a energia recuperada pela travagem regenerativa.

O FCX Clarity tem uma autonomia de 460 quilómetros e atinge uma velocidade máxima de 160 km/h.




Kia Venga EV

O primeiro modelo plug-in 100% eléctrico da Kia terá como base o novo monovolume compacto Venga, apresentado no último Salão Automóvel de Genebra.

O concept Venga EV está equipado com um motor eléctrico de 80 kW de potência e 280 Nm de binário. Os dados da marca sul-coreana indicam uma velocidade máxima de 140 km/h e uma aceleração dos zero aos 100 Km/h em 11,8 segundos. O Kia Venga EV tem um pack-gémeo de baterias LiPoly (polímeros de iões de lítio), que lhe garantem uma autonomia de 180 quilómetros por carga.

O ciclo de carregamento rápido (50 kW) assegura 80% da capacidade da carga em apenas 20 minutos. O ciclo de carregamento normal (3,3 kW), completa a carga total em oito horas. O Venga EV tem tracção dianteira e o motor eléctrico está localizado à frente, no compartimento onde o modelo convencional tem instalado o seu propulsor de combustão. As baterias estão instaladas na traseira, no fundo do porta-bagagens.

FICHA

100% Eléctrico plug-in
Potência 80 kW
Binário 280 Nm
Velocidade máx. 140 km/h
Aceleração (0-100 Km/h) 11,8 seg.
Autonomia 180 Km
Carregamento rápido (80%) 20 min.
Carregamento total (100%) 8 h



Mercedes-Benz BlueZero E-Cell Plus

O protótipo pré-série BlueZero E-Cell Plus é um veículo eléctrico com ares de Classe A e dotado de um extensor de autonomia.

Em modo 100% eléctrico, o BlueZero E Cell Plus tem uma autonomia de 100 quilómetros A autonomia pode ser aumentada com recurso á utilização de um pequeno motor de combustão 1.0 turbo-gasolina, de três cilindros e 50 kW de potência, instalado junto ao eixo traseiro e que funciona como gerador para carregar as baterias de iões de lítio, quando a carga destas se esgota. Graças a este extensor de autonomia, o BlueZero E-Cell Plus pode percorrer 600 quilómetros sem parar. As emissões anunciadas são de apenas 32 gramas de dióxido de carbono por 100 quilómetros.

As baterias podem também ser carregadas através do sistema Plug-in, de ligação a uma tomada eléctrica. O carregamento rápido numa tomada de alta voltagem (20 kW), é feito em 30 minutos e garante autonomia para 50 quilómetros em modo 100% eléctrico. A carga completa, para 100 quilómetros, requere mais de uma hora. Numa tomada doméstica de 3,3 kW a carga completa prolonga-se por seis horas.

O BlueSero E Cell Plus é o desenvolvimento de dois protótipos apresentados anteriormente: O BlueZero E-Cell, que era exclusivamente propulsionado por um motor eléctrico a baterias e que tinha uma autonomia de 200 quilómetros por carga de baterias: e o BlueZero F-Cell, que era uma versão alimentada por um motor eléctrico de células de combustível (Fuel Cell), com um autonomia de 400 quilómetros. Todas as três versões do BlueZero têm tracção dianteira.

FICHA

Eléctrico Plug-in c/ extensor de autonomia
Potência 100 kW (136 Cv)
Binário 320 Nm
Velocidade máx. 150 km/h
Aceleração (0-100 km/h) 11 seg.
Autonomia em modo eléctrico 100 Km
Autonomia total 600 Km
Carregamento total (100%) 4-8 h
Carregamento rápido (50%) 30 min



Mini E

A versão eléctrica do Mini tem estado em testes de utilização em vários pontos do globo, dos EUA à Alemanha, devendo, a partir deste ano, ser também posta à prova pelos condutores chineses. A chegada ao mercado está agendada para depois de 2013.










FICHA

100% Eléctrico plug-in
Potência 150 kW (204 Cv)
Binário 225 Nm
Velocidade máx. 152 km/h
Aceleração (0-100 Km/h) 8,5 seg.
Autonomia 160 Km
Carregamento total (100%) 4-5 h



Mitsubishi i-MiEV
Final de 2010

O Mitsubishi i-MiEV é o primeiro carro eléctrico de produção em série e foi posto à venda no mercado japonês e nos mercados com volante à direita, como é o caso do Reino Unido, em Abril.

Em apenas três meses, a marca japonesa recebeu mais de 1400 encomendas.
As versões com volante á esquerda chegarão os mercados europeus, incluindo o português, ainda antes de terminado este ano.

O preço final deverá ficar abaixo dos 30 mil euros.


FICHA
100% Eléctrico plug-in
Potência 47 kW (63 Cv)
Binário 180 Nm
Velocidade máx. 130 km/h
Autonomia 160 Km
Carregamento rápido (80%) 25 min.
Carregamento total (100%) 7 h
Preço 25/30 mil euros



Mitsubishi Concept PX-MiEV

O Concept PX-MiEV é um SUV híbrido Plug-in de tracção integral, com extensor de autonomia. Faz 50 quilómetros em modo 100% eléctrico.

Com a possibilidade de carregar as baterias através de uma tomada eléctrica convencional de 220 V ou através do seu próprio motor a gasolina, o PX-MiEV recorre a dois tipos diferentes de motores: As rodas dianteiras e traseiras são alimentadas por dois motores eléctricos; Um terceiro motor a gasolina 1.6L DOHC MIVEC funciona como gerador para carregar as baterias e pode, em casos pontuais accionar ,as rodas dianteiras.

O PX-MiEV está equipado como sistema híbrido Plug-in que muda automaticamente para o modo ideal (eléctrico/gasolina), em função das diferentes condições de condução, garantindo a presença de energia suficiente na bateria do carro para extrair o máximo de eficiência dos motores elétricos e do motor a gasolina.
Quando a energia da bateria desce a um nível pré-determinado, o sistema dá início à ignição do motor a gasolina para gerar electricidade e mudar automaticamente para o modo híbrido em série, usando a electricidade gerada para accionar os motores. Também neste modo e dependendo das condições de condução, o sistema de tracção passa para quatro rodas motrizes, activando o motor no eixo traseiro.

As altas velocidades são garantidas pelo motor agasolina que a altos regimes tem maior eficiência que os motores eléctricos.

Tal como acontece com o i-MiEV de produção em série, o Mitsubishi Concept PX-MiEV tem 3 modos de carregamento da bateria, utilizando uma ficha de 100 volts ou 200 volts doméstica ou numa estação de carregamento rápido.



Nissan Leaf
Final 2010

O primeiro modelo eléctrico da marca japonesa será um compacto de cinco portas e cinco lugares. As primeira unidades chegarão aos stands da marca ainda em este ano. A bateria de iões de lítio está localizada debaixo dos bancos e do piso.

O Preço de venda em Portugal será de 29.955 euros, já contando com o incentivo de 5.000 euros do Governo. O preço inclui a compra do carro e da bateria.



FICHA
100% Eléctrico plug-in
Potência 80 kW
Binário 280 Nm
Velocidade máx. 160 km/h
Autonomia 160 Km
Carregamento rápido (80%) 30 min.
Carregamento total (100%) 8 h
Preço 29,955 Euros



Opel Ampera
2011

O Opel Ampera será o primeiro automóvel eléctrico europeu com um extensor de autonomia, que lhe permite cobrir distâncias equivalentes à dos actuais modelos convencionais com motores de combustão.

Equipado com o sistema de propulsão eléctrica Voltec, o Ampera é uma berlina de cinco portas, capaz de acomodar confortavelmente quatro passageiros e dispõe de uma bagageira de grande capacidade.

Quando circula com electricidade fornecida apenas pela bateria, o Ampera não produz quaisquer emissões. O extensor de autonomia entra automaticamente em funcionamento quando a carga da bateria se esgota. Nessa altura, um motor-gerador a gasolina (ou etanol E85) passa a fornecer ininterruptamente electricidade para alimentar o motor eléctrico e, simultaneamente, recarregar as baterias. Neste modo de funcionamento o Ampera alarga a sua autonomia para 500 quilómetros. Quando imobilizado, o Ampera pode recarregar a baterias numa vulgar tomada eléctrica doméstica de 230V.

FICHA
Eléctrico plug-in C/ extensor de autonomia
Potência 111 kW (150 Cv)
Binário 370 Nm
Velocidade máx. 161 km/h
Aceleração (0-100 km/h) 9 seg.
Autonomia em modo eléctrico 60 Km
Autonomia total 500 Km
Carregamento total (100%) 4-8 h
Carregamento rápico 20 min



Peugeot iOn
Final de 2010

Com lançamento nos mercados europeus anunciado para Dezembro de 2010, o iOn é o resultado da parceria entre o grupo PSA (Peugeot-Citroen) e a Mitsubishi, tendo como base o i-MiEV, o modelo 100% eléctrico plug-in da marca japonesa.

Em França, a Peugeot vai lançar o iOn associado a um aluguer operacional, com um valor inferior a 500 euros mensais.

O que corresponderá a um custo de utilização de 1,50 euros por 100 quilómetros.

Com quatro portas e quatro lugares, e equipado com baterias de iões de líqido o iOn tem uma autonomia de 130 quilómetros.

FICHA

100% Eléctrico plug-in
Potência 47 kW (63 Cv)
Binário 180 Nm
Velocidade máx. 130 km/h
Aceleração (0-100 Km/h) 15 seg.
Autonomia 130 Km
Carregamento rápido (80%) 30 min.
Carregamento total (100%) 6 h
Preço 25/30 mil euros



Renault Fluence ZE
1º semestre 2011

O Renault Fluence ZE (de Zero Emissões), foi desenvolvido para ser imediatamente reconhecido como um Fluence convencional, a berlina compacta que a marca francesa produz para os mercados emergentes, na sua fábrica da Turquia.

Com um comprimento de 4,75 metros, a versão eléctrica do Fluence tem mais 13 centímetros que a versão com motor de combustão, de modo a permitir a integração das baterias de ião-lítio atrás dos assentos traseiros.

Além disso, o Fluence ZE distingue-se pelas capas dos espelhos retrovisores em preto brilhante, pelos frisos pintados da cor da carroçaria e pelas duas pequenas portas de acesso às tomadas, que permitem o carregamento das baterias, situadas por cima das rodas dianteiras. A porta da bagageira recebe uma faixa de cor azulada, bem como o monograma Fluence ZE. A parte inferior do pára-choques traseiro acolhe um difusor para melhorar a aerodinâmica. Dentro do mesmo espírito, as jantes de design específico do Renault Fluence ZE foram projectadas para reduzir a turbulência aerodinâmica.

As baterias podem ser recarregadas de três formas diferentes: Numa tomada doméstica de 220 V, com um tempo de carga entre 6 e 8 horas; Em terminais de carga rápida de 400 V, que permitem uma recarga em cerca de 30 minutos; Ou através do sistema Quickdrop, de troca da bateria numa estação específica, em cerca de três minutos.

FICHA

100% Eléctrico plug-in
Potência 70 kW
Binário 226 Nm
Velocidade máx. 135 km/h
Autonomia 160 Km
Carregamento rápido (80%) 30 min.
Carregamento total (100%) 6-8 h



Renault Zoe ZE
2012

É o quarto modelo da gama ZE, de veículos 100% eléctricos apresentada pela Renault. Será um modelo utilitário polivalente, para uso nos trajectos diários nas grandes cidades e seus subúrbios.

Com menos 17 centímetros que o actual Clio III, o conpect Zoe ZE (foto), será a base da proposta zero emissões da Renault para o segmento B, dos veículos utilitários, a partir do ano 2012.

O condutor dispõe de três possibilidades de carregamento: Carga standard, entre quatro a oito horas, numa tomada doméstica de 220 V; Carga rápida, em 20 minutos, em locais de carregamento específicos; Sistema Quickdrop, de troca rápida de baterias em tês minutos.

FICHA
100% Eléctrico plug-in
Potência 70 kW (95 Cv)
Binário 225 Nm
Velocidade máx. 140 km/h
Autonomia 160 Km
Carregamento total (100%) 4-8 h
Carregamento rápico 20 min.



Seat Leon Twin Drive Ecomotive
2014

O concept Twin Drive Ecomotive, baseado no modelo Leon, tem incorporado um motor eléctrico em substituição do tradicional motor de combustão, e alguns dos elementos modificados, como a caixa de velocidades, o servofreio, o aquecimento e refrigeração e grande parte da estrutura electrónica da viatura.

O motor é alimentado através de um conjunto de baterias de iões de lítio, colocado na parte traseira da viatura, permitindo alcançar uma potência sustentada de 35 kW.

Com uma velocidade limitada de 100 Km/h e uma autonomia de 50 quilómetros, o protótipo Seat Leon Twin Drive Ecomotive é o primeiro passo para a produção de um veículo totalmente eléctrico da marca espanhola, que combinará a eficiência das actuais versões Ecomotive com as vantagens que advêm da propulsão eléctrica. As primeiras unidades deste veículo poderão ser comercializadas a partir de 2014.



Smart ED
2010

Desde 2007 que 100 unidades da primeira geração do Smart Fortwo Electric Drive (ED), se encontram ao serviço de clientes da marca, em Londres, para testar a utilização no dia-a-dia de um pequeno utilitário eléctrico.

Em 2008, foi introduzida a segunda geração do Fortwo eléctrico com uma unidade propulsora eléctrica aperfeiçoada e baterias de iões de lítio desenvolvidas pela Tesla Motors.

O motor está instalado na traseira. A potência, co desempenho dinâmico e a autonomia foram aumentadas face à primeira geração.
O Smart ED está a ser montado na fábrica da marca em Hambach, em França, desde Novembro do ano passado, prevendo-se que a partir de 2012 arranque a produção em série do modelo.

Os primeiros Smart ED foram entregues aos clientes, em Berlim no final do ano passado. As primeiras 25 unidades do Smart ED chegarão ao mercado português em Outubro. O modelo estará reservado nesta primeira fase à utilização por empresas, mediante um contrato de renting a 48 meses.

FICHA
100% Eléctrico plug-in
Potência 30 kW
Binário 120 Nm
Velocidade máx. 100 km/h
Aceleração (0-60 Km/h) 6,5 seg.
Autonomia 135 Km
Carregamento total (100%) 3 h
Preço 25/30 mil euros



Volvo C30 ReCharge

A Volvo está a desenvolver o conceito ReCharge, tendo apresentado um protótipo no Salão Autonóvel de Frankfurt, no final do ano passado, com base no coupé compacto C30.

O C30 Recharge é veículo híbrido plug-in com motores eléctricos individuais nas rodas e baterias que podem ser recarregadas nas tomadas normais.

Em modo eléctrico, o Volvo ReCharge terá uma autonomia de 100 quilómetros. Quando a bateria se esgota, entra em acção um motor de quatro cilindros 1.6 Flexifuel, que além de propulsionar o veículo serve também para recarregar as baterias. O motor de combustão arranca automaticamente assim que 70% da carga de baterias tenha sido esgotada. Sempre que necessário, o condutor pode no entanto optar por ligar o motor de combustão, permitindo-lhe gerir a carga.

FICHA
Híbrido plug-in com extensor de autonomia
Potência 125 kW (170 Cv)
Binário 250 Nm
Velocidade máx. 160 km/h
Aceleração (0-100 Km/h) 9 seg.
Autonomia 100 Km
Carregamento total (100%) 3 h



VW E-UP!

O concept E-Up!, apresentado no final do ano passado, é um citadino ultra-compacto de 3+1 lugares inspirado no VW UP, que antecipa as futuras linhas dos minis urbanos com que a marca alemã pretende disputar a liderança de um segmento onde imperam hoje o Smart Fortwo e o Toyota iQ.

O E-UP! terá uma versão alongada, estilo mini-monovolume, que a VW baptizou como Space UP!. e que também terá uma versão eléctrica plug-in.

O motor do E-UP! é alimentado por baterias de iões de lítio e garante uma potência contínua de 40 Kw, que poden subir aos 60 kW em caso de necessidade, embora por períodos curtos. O E-UP! tem tracção e motor à frente e aos preços actuais é capaz de fazer 100 quilómetros por apenas dois euros de electricidade.

FICHA
100% Eléctrico plug-in
Potência 40 kW
Binário 210 Nm
Velocidade máx. 350 km/h
Aceleração (0-100 Km/h) 11,3 seg.
Autonomia 130 Km.
Carregamento total (100%) 5 h



VW Golf Blue-e-mortion
2013

A VW anunciou que a versão 100% eléctrica do Golf estará a circular nas ruas dentro de três anos. Sem revelar grandes detalhes técnicos, a marca alemã garante uma autonomia de 150 quilómetros.

Logo a seguir ao Golf, a VW lançará versões eléctricas da gama Blue e-motion dos seus modelos Jetta e do Lavida, uma berlina específica para o mercado chinês.

A VW pretende usar o Golf, o bestseller da marca, para alargar a penetração dos automóveis eléctricos de um estatuto de nicho de mercado para o mass market.








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