Notícia
Caixa Económica Federal avança com lotarias mistas com Portugal
A Caixa Económica Federal já avançou nas negociações com o Governo português para a exportação de seu sistema de lotarias para Portugal, criando uma lotaria mista entre os dois países. O assunto, que começou a ser discutido há dois anos, deixou de ser ana
A Caixa Económica Federal já avançou nas negociações com o Governo português para a exportação de seu sistema de lotarias para Portugal, criando uma lotaria mista entre os dois países. O assunto, que começou a ser discutido há dois anos, deixou de ser analisado pelas duas partes, mas há semanas as conversas recomeçaram.
A presidente da Caixa, Clarice Coppetti, informou, no seminário Independência Tecnológica - A experiência da Caixa, promovido pelo Jornal do Commercio na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio de Janeiro, que há intenção de firmar parceria com Portugal, à semelhança do que está a ser negociado no México e na Argentina.
Os argumentos do banco brasileiro, que mantém com o português Millennium BCP uma parceria para as remessas de emigrantes, passam pelo renovado sistema tecnológico da Caixa para as lotarias.
A Caixa operava até há três meses com um sistema desenvolvido pela Gtech, o qual consumia uma despesa grande da Caixa, que chegou a desembolsar mais de 400 milhões de reais por ano para a Gtech. Agora a Caixa Económica Federal opera um sistema fornecido por três empresas que tem como grande vantagem permitir apostas de lotaria e operações bancárias numa única máquina.
O novo sistema, informou Clarice Coppetti, citada pelo Jornal do Commercio, tem capacidade para receber até 20 milhões de transações por dia. A média diária da Caixa é de 14 milhões. O banco brasileiro investiu 100 milhões de reais no novo sistema e prevê desembolsar anualmente 170 milhões de reais em comissões às empresas contratadas. Hoje a Caixa tem mais de 25 mil terminais e 8.843 casas lotéricas.