Notícia
Cable Satisfaction vende acções e renegoceia dívida para financiar Cabovisão
A Cable Satisfaction International (CSII), cujo principal activo é a Cabovisão, anunciou hoje um aumento de capital e a renegociação da sua dívida para financiar a construção de infra-estruturas de rede da segunda operadora nacional de TV por cabo.
A CSII renegociou as condições de um empréstimo de 260 milhões de euros (52,13 milhões de contos) para que os juros cobrados reflectissem alterações ao plano de negócios da empresa.
Paralelamente, a empresa canadiana assegurou um empréstimo «bridge» de 100 milhões de euros (20,05 milhões de contos).
A empresa liderada por Guy Laflamme irá também aumentar o seu capital através de uma colocação particular, que resultará num encaixe de 55 milhões de dólares canadianos (42,1 milhões de euros ou 8,44 milhões de contos). A maior fatia do capital será subscrito por uma subsidiária da Caisse de Dépot et Placement du Québec, o maior accionista com uma posição de 26%.
«As entradas da operação (de aumento de capital), e a dívida existente (...) serão utilizados para o financiamento do desenvolvimento e construção da estrutura de fibra óptica nacional da CSII, as redes do seu híbrido de fibra óptica coaxial e as infra estruturas relacionadas em Portugal», segundo um comunicado da empresa.
Em
A Cabovisão está presente em 10 cidades cidades em Portugal. A expansão da rede será efectuada onde já opera, como Algarve, Caldas da Rainha Seixal, Setúbal e Viseu, entre outras, prevendo-se a expansão para novas áreas: Lisboa, Évora e Coimbra.
A Cabovisão detém licenças para operar e instalar a infra-estrutura de fibra óptica em 233 municípios e, neste momento, tem acordos com 26 municípios, nove no Norte, cinco no Sul e Centro e seis no Litoral.