Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas exige que BIC pague 3% pelo empréstimo ao BPN

A Direcção-Geral da Concorrência da União Europeia ameaça chumbar a privatização do BPN caso o Estado mantenha as actuais condições do empréstimo de 300 milhões de euros que será concedido ao banco após a venda. Accionistas do BIC reúnem-se na terça-feira para avaliar negócio e exigências europeias.

09 de Março de 2012 às 08:48
  • ...
A Direcção-Geral da Concorrência da União Europeia admite chumbar a venda do BPN ao BIC, devido às condições em que o Estado se prepara para conceder uma nova linha de financiamento, avaliada em 300 milhões, à instituição. O Governo aceitou avalizar este crédito a custo zero, termos que Bruxelas considera inaceitáveis, noticia hoje o “Público”.

As autoridades europeias, que no ano passado abriram uma investigação ao processo de reestruturação do BPN por receio de violação das regras da UE sobre ajudas estatais, exigem que o Estado português cobre uma taxa de 3% ao ano pelo empréstimo.

Este deverá ser um dos temas em discussão no encontro que o presidente do BIC, Fernando Teles, vai manter com a secretária de Estado do Tesouro e Finanças, Maria Luís Albuquerque, na próxima semana. O banqueiro desloca-se a Lisboa para a assembleia geral do banco luso-angolano, em que os accionistas da instituição, como a empresária angolana Isabel dos Santos e Américo Amorim, vão discutir a compra do BPN, designadamente as condições impostas por Bruxelas para viabilizar a operação.
Ver comentários
Saber mais BPN Estado BIC
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio