Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa brasileira vale mais de um bilião de dólares

As empresas cotadas na Bovespa, bolsa de valores de São Paulo, já valem mais de um bilião de dólares (740 mil milhões de euros), tendo beneficiado das recentes subidas do preço dos metais. O Brasil torna-se no primeiro país sul americano a superar este va

04 de Junho de 2007 às 19:09
  • ...

As empresas cotadas na Bovespa, bolsa de valores de São Paulo, já valem mais de um bilião de dólares (740 mil milhões de euros), tendo beneficiado das recentes subidas do preço dos metais. O Brasil torna-se no primeiro país sul americano a superar este valor, registando hoje uma capitalização bolsista de 1,13 biliões de dólares.

A Bovespa já subiu 19,38% desde o início do ano e está bastante ligada à evolução dos preços das matérias-primas nos mercados mundiais. O impacto da subida dos metais e do petróleo sente-se nas receitas das mineiras e das petrolíferas, os maiores títulos do mercado brasileiro.

A Vale do Rio Doce, por exemplo, é uma das maiores mineiras do mundo e vale quase 10% da capitalização do mercado. Já a petrolífera Petrobras representa mais de 13% e é a mais valiosa da Bovespa.

Apesar do efeito positivo que estes títulos têm no mercado, há também uma grande exposição ao risco de abrandamento da economia mundial, nomeadamente de alguns dos países com um crescimento mais forte nos últimos anos.

Uma diminuição das importações de metais por parte da Índia ou da China penalizariam certamente cair o mercado brasileiro.

O índice Bovespa está a cair 0,64% para os 53.080,46 pontos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio