Notícia
BES negoceia banco nos Estados Unidos
O BESI quer controlar a maioria do capital do West LB Americas. O memorando de entendimento ainda não foi assinado.
O BESI quer controlar a maioria do capital do West LB Americas. O memorando de entendimento ainda não foi assinado.
Vinte anos depois, o BES quer voltar às compras. O alvo é a divisão americana do banco alemão West LB, num negócio que poderá ultrapassar os mil milhões de dólares e que está à ser finalizado. Ricardo Salgado já tinha dito que estava a analisar oportunidades e promete conseguir, com este negócio, uma plataforma
West LB, num negócio que poderá ultrapassar os mil milhões de dólares e que está à ser finalizado, noticia hoje o "Diário Económico".
Ricardo Salgado já tinha dito que estava a analisar oportunidades e promete conseguir, com este negócio, uma plataforma importante na América do Norte e do Sul para a sua banca de investimento.
Ao que o "Diário Económico" apurou, as negociações para a compra do West LB Latin America, nome por que é conhecida no mercado a instituição, já duram há alguns meses e têm tido por base uma série de reuniões, algumas das quais em Lisboa, para fazer avançar a operação. Em causa está, segundo fontes contactadas pelo DE, a maioria do capital das actividades desta divisão, no mínimo 51%.
A compra, que poderá ultrapassar os mil milhões de dólares - aproxidamente 740 milhões de euros, pretende reforçar o papel do BES Investimento, área central dos negócios que serão adquiridos. O principal segmento de negócio é a cessão de créditos a empresas.
Os alemães do West LB manterão, por agora, uma participação minoritária. É do próprio interesse do BESI, a entidade compradora, preservar durante algum tempo o ‘know-how’ acumulado pelos vendedores. Há ainda a hipótese de o BESI vir a alterar a denominação no mercado brasileiro.