Notícia
BES fecha aliança com Bradesco e Banco do Brasil para África
O BES estabeleceu uma aliança estratégica com os "gigantes" brasileiros Banco do Brasil e Bradesco, para os mercados africanos. E vende-lhes parte da "holding" BES África.
09 de Agosto de 2010 às 13:23

Para Banco do Brasil e Bradesco, a vantagem está no acesso privilegiado, pelas portas que o BES já abriu, a um mercado ainda relativamente pequeno mas em grande crescimento, o dos países africanos abrangidos pela BES África. Para o BES, a vantagem está numa aliança de exclusividade com dois parceiros muito maiores e originadores de negócios, além de ganhar recursos através da venda de parte da "holding".
“O Banco Espírito Santo, o Banco do Brasil e o Bradesco assinaram um memorando de entendimento que visa a definição de uma estratégia comum de desenvolvimento no continente africano”, anuncia o comunicado.
A BES África é a "holding" do Grupo BES que agrega as participações em entidades financeiras naquele continente. Através desta aliança, o Banco do Brasil e o Bradesco entram nesta "holding", que "irá coordenar os futuros investimentos dos três grupos bancários em África, envolvendo a aquisição de participações em bancos e/ou o estabelecimento de operações próprias dos accionistas", adianta o comunicado.
"A parceria agora estabelecida irá potenciar as sinergias que resultam da crescente aposta que as empresas portuguesas e brasileiras vêm fazendo em África e consubstancia a complementaridade entre Portugal e o Brasil na abordagem ao mercado africano."
O Banco do Brasil e o Bradesco são dois "gigantes" do sistema financeiro brasileiro. O Banco do Brasil geria no final de Dezembro de 2009 um volume de activos de 708,5 mil milhões de reais, estando presente em 23 países e tendo 43 pontos de atendimento no exterior, incluindo um escritório de representação em Luanda, Angola. Já o Bradesco é um dos maiores bancos brasileiros, com activos totais equivalentes a 558,1 mil milhões de reais (em 30 de Junho de 2010).