Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Belmiro de Azevedo penhora Optimus, Sonaecom, PT e PTM à banca

A Sonaecom vai pedir um empréstimo à banca de 10,7 mil milhões de euros. Caso não consiga cumprir com o serviço da dívida, o consórcio que está a financiar a operação fica com a hipoteca da Optimus, da maioria do capital da Sonaecom e das acções da PT e P

  • ...

A Sonaecom vai pedir um empréstimo à banca de 10,7 mil milhões de euros. Caso não consiga cumprir com o serviço da dívida, o consórcio que está a financiar a operação fica com a hipoteca da Optimus, da maioria do capital da Sonaecom e das acções da PT e PT Multimédia que forem adquiridas na OPA.

Na oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Portugal Telecom (PT) [PTC], a Sonaecom [SNC] vai contrair, junta à banca, um empréstimo de 10,7 mil milhões de euros.

Segundo o prospecto da OPA, o montante total da contrapartida encontra-se assegurado através de um depósito de 750 milhões de euros no Millennium BCP e, quanto ao remanescente, de um "undertaking to pay" (promessa de pagamento) assumido por um sindicato bancário.

Este sindicato bancário inclui o Banco Santander Totta, o Banca IMI, o BNP Paribas e o Société Générale, como "bookrunners, mandated lead arrangers e underwriters".

O BBVA, o Caixa D"estalvis I Pensions de Barcelona, o Caja de Ahorros Y Monte de Piedad de Madrid e o WestLB AG, London Branch actuarão como "mandated lead arrangers e underwriters".

De acordo com a Sonaecom cujo conselho de administração é presidido por Belmiro de Azevedo, o empréstimo para garantir a liquidez para a compra das acções da PT irá implicar um série de activos que serão penhorados à banca. Na prática, isto quer dizer que se a Sonaecom falhar no cumprimento do serviço da dívida, então a banca ficará na posse desses mesmos activos.

Estes activos são: a totalidade das acções da Optimus detidas pelos oferentes; acções representativas de 50,01% do capital da Sonaecom; a totalidade das Acções e ADSs que forem adquiridas no âmbito das ofertas e que sejam detidas ou venham a ser adquiridas pelos oferentes, e; a totalidade das acções da PTM que forem adquiridas no âmbito das ofertas e que sejam detidas pelos oferentes.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio