Notícia
BCP tem 60 milhões de euros do BEI para emprestar a empresas
As PME e midcaps vão ter uma nova linha de crédito disponível, através da qual podem financiar projetos de prazo alargado.
O BCP e a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) vão assinar um contrato de empréstimo de 60 milhões de euros referentes à Linha Capitalizar MidCaps, proveniente do Banco Europeu de Investimento (BEI), numa cerimónia que terá lugar no Ministério da Economia na última quarta-feira, em Lisboa.
A nova linha de crédito destina-se a PME e MidCaps, ou seja, empresas que têm entre 250 e 3.000 trabalhadores, e foca-se sobretudo nos setores da indústria transformadora, turismo, agricultura, comércio e serviços. O programa contempla projetos em investimento produtivo e de desenvolvimento do negócio, nas áreas da inovação e da internacionalização.
Em vantagem perante os critérios da IFD estarão as PME e MidCaps "que privilegiem o financiamento do investimento relativamente ao fundo de maneio e que apresentem maturidade média mais longa (podendo ir até 12 anos)".
O financiamento pode assumir a modalidade de amortização única ao fim de até oito anos ou em prestações de capital até 12 anos, com quatro anos de carência.
Para o BCP, a medida vem em linha com a estratégia da instituição: "o financiamento de PME e MidCaps que tenham modelos de negócio rentáveis e sustentáveis".
(notícia atualizada para dar conta que acordo será assinado na quarta-feira, 16 de janeiro)