Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BBVA interessado na compra de um banco europeu

O presidente do BBVA disse, em entrevista, que está interessado na compra de um banco europeu. Os analistas do BPI dizem que estas declarações poderão voltar a avivar especulações, sobretudo em Itália e Portugal.

25 de Novembro de 2003 às 11:33
  • ...

O presidente do Banco Bilbao Viscaya Argentaria (BBVA) disse, em entrevista a um canal de televisão de Barcelona, que está interessado na compra de um banco europeu, um dia depois de rumores de fusão terem feiro disparar a banca alemã. Os analistas do BPI dizem que estas declarações poderão voltar a avivar especulações, sobretudo em Itália e Portugal.

Francisco González, presidente do Banco Bilbao Viscaya Argentaria (BBVA), numa entrevista a um canal de televisão de Barcelona, citado pelo jornal «Cindo Días», afirmou que a entidade, com forte presença no mercado espanhol e na América Latina, está mais preparada para dar um passo de expansão, via aquisições, na Europa.

O BBVA «está agora mais preparado do que há uns meses atrás para comprar um banco europeu», afirmou Francisco González ao Canal 33.

O responsável máximo do BBVA admite, no entanto, ser difícil entrar na estrutura accionista de um banco europeu, acrescentado que o BBVA só quer fazer uma aquisição «se esta for a um preço justo».

Analistas citam banca italiana e portuguesa

No «Iberian Daily» de hoje, os analistas do BPI, a comentarem a entrevista de Francisco González, referem que apesar deste cenário já ter sido mencionado antes, «poderá reavivar rumores de especulações, sobretudo no mercado italiano, onde o BBVA tem uma participação no BNL, e possivelmente no mercado português, onde a posição do grupo fica aquém da do rival Santander».

O BPI tem uma recomendação de «acumular» para as acções do BBVA, estando o preço alvo em revisão.

As declarações de Francisco González surgem um dia após rumores de fusão terem inundado o mercado alemão, depois da imprensa alemã ter avançado que o ministro das Finanças alemão, Hams Eichel, reuniu-se com os responsáveis do Deutsche Bank, do HVB, do Commerzbank e da Allianz para estudarem formas de concentração no sector para evitar incursões estrangeiras não desejadas.

A notícia foi prontamente desmentida, mas o mercado levou as acções do bancos envolvidos nos rumores a valorizarem. Na Europa, o índice Dow Jones para o sector da banca somava hoje 0,79%.

Em Portugal, o Banco Comercial Português (BCP) [BCP] ganhava 0,59% para 1,70 euros, o Banco Espírito Santo (BES) [BESNN] aumentava 0,16% para 12,37 euros e o Banco BPI [BPIN] cotava inalterado nos 2,65 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio