Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bankia pode receber mais 19 mil milhões de euros do Estado (act)

O conselho de administração do banco deverá pedir ao Estado um resgate adicional de 19 mil milhões de euros, elevando para 23,5 mil milhões o total da ajuda estatal.

Bankia pode receber mais 19 mil milhões de euros do Estado (act)
25 de Maio de 2012 às 17:17
  • 4
  • ...
Este montante está a ser avançado por diversos meios de comunicação social, numa altura em que o Conselho de Administração do Bankia continua reunido para analisar o plano de saneamento e recapitalização da instituição.

A confirmar-se este valor será o maior resgate da história financeira espanhola, destaca o "El País" e supera largamente o montante que o governo de Mariano Rajoy tinha previsto para financiar toda a banca espanhola: menos de 15 mil milhões de euros.

No passado dia 11 de Maio, o ministro da Economia Luis de Guindos adiantou que os empréstimos do Estado à banca seriam inferiores a 15 mil milhões de euros e explicou que esse valor era a quantia que o anterior governo destinou ao primeiro pacote de ajuda à banca, feito via Fundo de Reestruturação Ordenada da Banca (FROB). A intervenção seria feita com acções ou com obrigações contigentes convertíveis, conhecidas por CoCos, a fórmula que Espanha dará prioridade.

Nessa ocasião, Guindos afirmou ainda que não haveria novos recursos para o Bankia mas sim a conversão em capital de um empréstimo que já tinha sido dado ao banco de 4,5 mil milhões de euros. "Não há recursos novos", garantiu.

Em poucas semanas as previsões do governo para o sector bancário tornaram-se "obsoletas", destaca o "El País". O jornal espanhol recorda que já esta semana o ministro Luis de Guindo garantiu que o "Governo estava disposto a injectar no grupo que detém o Bankia todo o capital que fosse necessário".

A queda do Bankia
29 de Janeiro de 2010. Rodrigo Rato é eleito presidente-executivo da Caja Madrid

11 de Junho de 2010. Caja Madrid e Bancaja anunciam a sua fusão com outras cinco entidades de menor dimensão. Daqui resulta o Banco Financiero y de Ahorros (BFA)

Março de 2011. O Bankia é lançado como marca comercial. O BFA pede um empréstimo de 4,465 milhões de euros ao Fundo de Reestruturação Ordenada da Banca (FROB)

20 de Julho de 2011. Bankia começa a ser cotado em bolsa a 3,75 euros por acção

Finais de Janeiro de 2012. Rodrigo Rato rejeita uma fusão com o La Caixa. Operação apoiada por Mariano Rajoy e Luis de Guindos

7 de Maio de 2012. Rodrigo Rato demite-se e propõe José Ignacio Goirigolzarri para seu sucessor

9 de Maio de 2012. BFA, accionista maioritário do Bankia, é nacionalizado
Ver comentários
Saber mais bankia espanha Estado resgate
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio