Notícia
Banif divide actividade no Brasil
O Banif Primus, braço bancário do Banif no Brasil, vai ser dividido em duas estruturas, anunciou o grupo de Horácio Roque, em conferência de imprensa.
O Banif Primus, braço bancário do Banif no Brasil, vai ser dividido em duas estruturas, anunciou o grupo de Horácio Roque, em conferência de imprensa.
De acordo com o pedido feito às entidades supervisoras brasileiros, a empresa será dividida num banco comercial, detido a 100% pelo grupo Banif, e um banco de investimentos, detido em 75% pelo grupo português e em 25% pelos parceiros brasileiros.
O grupo está no Brasil desde 1999, em parceria com Gonçalo Meirelles Dias. No Brasil, o grupo pretende abrir novos escritórios em S. Paulo e no Rio de Janeiro.
Na vertente internacional, o banco pretende, ainda, este ano lançar uma pequena corretora na Cidade do México e um escritório em Londres.
Por outro lado, «estamos a avaliar o mercado de Leste e a nossa presença em Espanha», disse Artur Fernandes, presidente do Banif Investimentos, salientando que a entrada no Leste deverá acontecer por Praga, na República Checa, podendo acontecer através de «uma parceria com um grupo financeiro já existente».
Em Espanha, «estamos avaliar como é que a nossa presença se pode concretizar», disse o mesmo responsável.
Os Estados Unidos da América é outro ponto de internacionalização do grupo Banif, estando em quatro localidade e onde pretende abrir mais um escritório em Newark. Artur Fernandes salientou que os escritórios em Miami começaram também a actuar no crédito imobiliário, «com margens superiores», o que significa que «a rendibilidade é maior e o risco é menor».