Notícia
Banco Montepio e sindicatos fecham acordo para aumentos de 4,5%
Atualizações, com retroativos a janeiro, serão processadas no próximo mês.
O banco Montepio Geral e os sindicatos bancários chegaram a acordo para uma atualização salarial de 4,5% neste ano, indicam nesta segunda-feira comunicados das organizações sindicais.
A atualização do Acordo Coletivo de Trabalho do Montepio Geral terá efeitos retroativos a janeiro, com a subida de 4,5% a aplicar-se "às tabelas dos trabalhadores ativos e reformados e, bem assim, quanto às demais cláusulas de expressão pecuniária", de acordo com o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB).
Num outro comunicado, os sindicatos da UGT - Mais, SBC e SBN - explicam que "as atualizações, bem como os retroativos a janeiros, serão processados em novembro".
"Atendendo a que já não é possível efetuar as atualizações este mês, uma vez que os processamentos de outubro estão em curso, as atualizações serão feitas em novembro, incluindo todos os retroativos a janeiro de 2023", explicam.
Na informação enviada às redações, o SNQTB lembra o ponto de partida da negociação salarial, de 2,5% de atualização, considerado "insustentável e inaceitável", e revisto em maio para uma proposta de atualização de 3%. "Este era um valor que desbloqueava as negociações, mas que era ainda muito insuficiente para se alcançar um compromisso", refere a nota da organização.
"Perante a persistência do SNQTB, que nunca aceitou as referidas propostas minimalistas, o Montepio Geral acabou por ir ao encontro daquilo que era uma solução equilibrada e razoável e que de acordo com SNQTB teria sido possível alcançar muito mais cedo", refere ainda.
Este sindicato bancário considera agora que a atualização acordada está "em linha com as demais instituições bancárias no setor".
Os sindicatos Mais, SBN e SBC, por seu turno, afirmam que, "depois de inúmeras reuniões e muita argumentação dos sindicatos da UGT, o Montepio compreendeu a necessidade urgente da revisão de salários e pensões, em prol da paz social".
Atualizado às 11h14 com informação adicional comunicada pelos sindicatos Mais, SBN e SBC.