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Autoeuropa vai duplicar produção até 2008 e criar 2.000 empregos

A Autoeuropa quer duplicar o volume de produção até 2010, passando a fabricar 800 carros por dia, de quatro diferentes modelos. Isto vai implicar um investimento de 541 milhões de euros  e o reforço do quadro de pessoal da fábrica da Volkswagen em Pa

09 de Janeiro de 2008 às 16:37
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A Autoeuropa quer duplicar o volume de produção até 2010, passando a fabricar 800 carros por dia, de quatro diferentes modelos. Isto vai implicar um investimento de 541 milhões de euros  e o reforço do quadro de pessoal da fábrica da Volkswagen em Palmela, com a criação de mais dois mil empregos, anunciou hoje a empresa num encontro com a imprensa.

"A Autoeuropa está a crescer de novo. Em 2007 demos uma reviravolta nos resultados da fábrica, estamos a ter um excelente desenvolvimento e a sair do fundo do poço,

estando a ir na direcção certa", diz confiante o director-geral da fábrica Jörn Reimers.

Hoje com um contributo próximo de 1% para o PIB – Produto Interno Bruto, a Autoeuropa deverá chegar aos 2%, quando duplicar a sua produção, "dependendo da evolução da economia nacional", salienta o responsável.

A fábrica da VW produz hoje os modelos VW Eos, VW Sharan e Seat Alhambra, vai começar a fabricar o Scirocco e, até 2010, um outro novo produto, que deverá ser o Pólo.

A fábrica fechou o ano passado com 93.609 unidades produzidas, o que corresponde a um aumento de 14% face a 2006. Esta subida na produção foi acompanhado de um crescimento em linha no volume de vendas para os 1.617 milhões de euros, ou seja, mais 14% do que em 2006.

"Em 2007 registámos um desenvolvimento excelente, em comparação com os anos anteriores, superando mesmo os níveis de produção que tínhamos como objectivo", declarou Jörn Reimers.

O descapotável EOS "está a ter um impacto fantástico na fábrica, tendo melhorado os resultados do ano passado, devido a uma boa aceitação deste produto no mercado", analisa o gestor. A Alemanha é responsável por 27% das vendas do EOS, seguida do mercado norte-americano com 16,4%, contra apenas 1,5% em Portugal.

Sobre o impacto da desvalorização do dólar face ao euro, a par da crise financeira que os EUA estão a viver, o director-geral da Autoeuropa reconhece o problema, mas diz que "os nossos resultados não estão a ser afectados e o mercado norte-americano, que inclui também o Canadá, continua a ser muito forte para o EOS e este ano esperamos cumprir todos os objectivos".

A fábrica da VW em Palmela melhorou também a produtividade no ano passado, em 23%, com uma relação de 31,9 carros produzidos por empregado. E, pelo quarto ano consecutivo, continua a liderar o "ranking" global do grupo VW em termos de absentismo, num total de 27 empresas.

O aumento da produção está a motivar a criação de mais emprego na fábrica de Palmela, que chegou ao final de 2007 com 2.990 trabalhadores, mais 133 do que em 2006 (mais 4,7%), isto depois de ter vindo a reduzir significativamente a força laboral nos últimos cinco anos.

O objectivo da administração é ter mais dois mil trabalhadores em 2010, chegando ao final de 2008 já com 3.500 colaboradores.

Aumentar as compras aos fornecedores em Portugal

No âmbito dos novos produtos, a Autoeuropa diz estar empenhada em reforçar as parcerias com os fornecedores nacionais e reforçar o volume de compras em Portugal, mas não concretiza de que forma, nem quantifica. Os responsáveis da fábrica limitam-se a dizer que em 2007 realizaram várias reuniões com os fornecedores para aumentar as aquisições e que vão manter as rondas negociais em 2008, alegando que ainda precisam de ter mais certezas quanto aos novos produtos para avançarem em concreto.

Os investimentos em 2007 foram de 88,1 milhões de euros e a empresa diz que valor para este ano está ainda a ser fechado, sendo para já apenas ainda conhecido o valor global que a fábrica vai receber da Alemanha para o próximo triénio.

O lançamento oficial do Scirocco vai ser o principal acontecimento deste ano. Este carro, em segunda fase de vida, vai ter a apresentação oficial em Março, no salão de Genebra, de modo a ser lançado no mercado no ano seguinte.

"Vamos ficar a produzir três modelos só nossos, que são fabricados apenas aqui em Palmela e isso é excelente para a fábrica".

A par disso, a unidade produtiva está já a trabalhar no desenvolvimento do sucessor do monovolume. "Não há ainda uma decisão tomada, mas estamos muito empenhados, temos investido muito neste produto e estamos muito optimistas", afirma Reimers.

De resto, tudo aponta para que o Pólo seja o quarto produto a ser produzido em Palmela. "Este ano vamos trabalhar para cumprir as metas técnicas e financeiras que a sede na Alemanha pretende para este produto de forma a angariar a sua produção para aqui", anunciou o director-geral.

 

 

 

 

 

 

 

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