Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Autoeuropa com aumentos previstos de 2,5%

O pré-acordo da Autoeuropa hoje assinado pela administração e comissão de trabalhadores (CT) é um sinal de vitória dos trabalhadores, apesar dos aumentos serem os mesmos da proposta chumbada em Dezembro. Segundo o Jornal de Negócios soube, o documento pre

12 de Janeiro de 2006 às 17:43
  • ...

O pré-acordo da Autoeuropa hoje assinado pela administração e comissão de trabalhadores (CT) é um sinal de vitória dos trabalhadores, apesar dos aumentos serem os mesmos da proposta chumbada em Dezembro.

Segundo o Jornal de Negócios soube, o documento prevê uma actualização salarial na casa dos 2,5%, com um mínimo de 30 euros por trabalhador, sendo estes valores coincidentes com a proposta que foi chumbada pelos trabalhadores em Dezembro. Em contrapartida, o período de duração do acordo foi reduzido de 15 para 12 meses, estando em vigor entre Outubro de 2005 e Outubro de 2006, com efeitos retroactivos.

Por outro lado, segundo o porta-voz da CT, os trabalhadores conseguiram aumentar o prémio em 50%, de 200 para 300 euros, generalizado a todos os trabalhadores e não apenas para aqueles que estão no topo da carreira, como dizia a anterior proposta.

A forma de pagamento das horas extraordinárias é outra das mudanças introduzidas. No anterior pré-acordo estava previsto que os trabalhadores envolvidos no desenvolvimento no desenvolvimento e introdução de novos produtos receberiam sempre um pagamento extra de 100% em dinheiro e 25% mais 25% em tempo, dos quais os primeiros por direito da contratação colectiva e os restantes devido à adenda do contrato, ou seja menos 50% do que diz a lei.

Este cenário foi restringido para um período de nove meses para o desenvolvimento do produto e de três meses para a introdução dos novos modelos na linha de produção. Em situações de pico produtivos, os trabalhadores receberão cinco sábados mais baratos, neste regime, num total de 10 pagos no regime geral.

Também o seguro de vida extra-laboral foi aumentado de 25 mil euros para um mínimo de 28 mil euros.

Além disso, o novo acordo prevê a criação de uma comissão para resolver os problemas dos cerca de 1.800 trabalhadores em topo de carreira, com o objectivo de criar um sistema de promoções horizontais.

O pré-acordo foi apresentado aos trabalhadores no início desta tarde, que terão até à próxima quinta-feira, dia 19, para reflectir. Para essa data está agendada a votação, estando programado um plenário para a véspera. A fábrica está em "shut-down" (paragem de produção) amanhã e na próxima semana.

O director-geral da Autoeuropa, Emílio Saenz, fez hoje um novo apelo aos trabalhadores para que votem favoravelmente a proposta, de modo a levar um acordo à sede da Volkswagen (VW) na próxima semana, altura em que deverá ser feito o anúncio da atribuição dos novos modelos por fábrica.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio