Notícia
BCP coloca 500 milhões em dívida com juro de 3,125%
A elevada procura pelas obrigações a cinco anos emitidas pelo banco, que foi três vezes superior à oferta, permitiu reduzir o spread em 30 pontos base durante a execução da operação, anunciou o BCP.
O BCP divulgou as condições finais da emissão de 500 milhões em obrigações seniores preferenciais realizada esta segunda-feira, numa operação em que a forte procura acabou por levar a uma diminuição na taxa de juro.
O banco liderado por Miguel Maya foi ao mercado para a colocação de obrigações com prazo a cinco anos e opção de reembolso antecipado aos quatro anos, "com um preço de emissão de 99,660% e uma taxa de juro fixa de 3,125% ao ano, durante os primeiros quatro anos (o que corresponde a um spread de 0,85% sobre a taxa midswaps de quatro anos)".
No quinto ano, a taxa de juro resultará da soma da Euribor a três meses com um spread de 0,85% ao ano, anunciou o banco em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O banco assinala que a procura foi três vezes superior à oferta e que "o perfil dos investidores envolvidos na emissão possibilitaram o estreitamento do spread em 30 pontos base durante a fase de execução".
O juro indicativo apontava esta manhã para os 3,52%, segundo a Bloomberg.
O BCP refere ainda que a procura reflete "também uma excelente resposta do mercado aos recentes upgrades do rating do banco".
Os operadores de mercado da emissão foram o Bank of America, o BNP Paribas, JP Morgan (B&D), Millennium BCP e UniCredit.
A emissão das obrigações, com maturidade a 21 de outubro de 2029, estava apenas disponível para investidores institucionais.
Na semana passada, o BCP anunciou que ia antecipar o reembolso de um empréstimo de 350 milhões em dívida sénior preferencial que vencia em outubro de 2025. O empréstimo a três anos tinha sido emitido em outubro de 2022.
Notícia atualizada às 19:12 com os dados finais comunicados pelo BCP à CMVM