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Audi quer vender no mercado nacional 3 mil A4 em 2001
A Audi quer vender em Portugal três mil unidades do A4 em 2001, o que deverá representar 40% do volume total de vendas da marca alemã, que facturou 174 milhões de euros (35 milhões de contos) em...
A Audi quer subir as suas vendas de 5.838 unidades vendidas em 2000 para mais de sete mil este ano, contando com o novo A4. Este modelo deverá representar um volume de vendas de três mil unidades ainda este ano, e será lançado sexta-feira, concorrendo directamente com o Mercedes Classe C e BMW Série 3, adiantou ao Canal de Negócios Licínio de Almeida, director geral da marca alemã.
Com a chegada da carrinha em Setembro e do Cabriolet e Coupé na Primavera de 2002, aquele responsável espera que o A4 aumente a sua quota de vendas na marca para 50%.
O lançamento vai obedecer a duas fases distintas. Esta semana serão lançados os modelos 2.500 Tdi de 180 cavalos e 3 litros V6 de 220 cavalos com preços entre os 48.768 e os 50.816 Euros ( 9.777 e 10.187 contos). No inicío de Fevereiro chegam os modelos 1.9 Tdi com 130 cavalos, que custa 34,99 mil Euros (7.016 contos) e representará mais de 80% das vendas. Na mesma altura, chegam igualmente as versões a gasolina 1.600 e 1.800 Turbo, que custam respectivamente 29.582 e 35.965 Euros (5.931 e 7.210 contos).
Em termos gerais, o novo A4 corrigiu um dos principais pontos negativos da anterior geração apontados por analistas: a falta de espaço. O actual modelo é mais largo em 33mm, mais alto em 13mm e o comprimento interior cresceu 32 mm. A mala tem agora uma capacidade de 445 litros e a autonomia do modelo 1.9 Tdi chega aos 1.300 kms.
A Audi tem vindo a adoptar uma política de concessionários exclusivos com salões de exposição distintos da marca Volkswagen. Dos actuais sete concessionários exclusivos, a marca quer chegar aos 17 este ano, numa rede total de 37 concessionários. Licínio de Almeida adiantou ao Canal de Negócios que, excluindo os terrenos, cada concessionário exclusivo representa um investimento entre 997 mil e 1,496 milhões de euros (200 e 300 mil contos).
As vendas da Audi em Portugal representaram uma facturação de 174,58 milhões de euros (35 milhões de contos) e um total de 5.838 veículos vendidos em 2000. Os números traduzem uma quebra de 4,4% relativamente a 1999 o que, segundo Fernando Monteiro, administrador da Siva, deve-se a uma conjuntura «menos favorável».