Notícia
Argentina impõe à Telefónica devolução de 31 milhões de euros aos clientes
Um apagão avariou, em Abril, os serviços da participada da Telefónica na Argentina. A empresa espanhola tem, agora, de devolver dinheiro aos clientes e de pagar uma sanção ao país sul-americano, naquele que é um novo episódio nas relações entre Argentina e Espanha.
O Governo argentino ordenou que a Telefónica devolva 31 milhões de euros aos seus clientes no país. Ao que se junta uma coima de 1 milhão de euros. Tudo porque os utilizadores não tiveram acesso aos serviços depois de um apagão em Abril.
A Telefónica de Argentina, filial naquele país sul-americano, terá de suportar a devolução de 180 milhões de pesos (30,9 milhões de euros) aos milhões de clientes de rede de telecomunicações móveis, e de uma parte da rede fixa, que ficaram sem acesso aos serviços a 2 de Abril, como escreve o “Cinco Días”. Este valor, salienta o “El Economista”, deverá ser de perto de 10 pesos a redistribuir a cada um dos clientes na próxima factura.
Haverá também lugar ao pagamento de uma coima por incumprimento de prestação de serviço por parte da operadora liderada por César Alierta (na foto) no valor de 6 milhões de pesos (1 milhão de euros).
A empresa espanhola terá de suportar um encargo total de 31,9 milhões de euros, segundo a soma das iniciativas anunciadas hoje pelo ministro do Planeamento Julio De Vido. Segundo cálculos do “Cinco Días”, o valor representa 1% das receitas obtidas pela Telefónica de Argentina no ano passado.
A cotada espanhola justificou a avaria, segundo o “El Economista”, como um conjunto de “inconvenientes” de ordem técnica naquela rede, comprometendo-se, então, a ressarcir os clientes na região.
O governo presidido por Cristina Kirchner, por sua vez, tinha já assinalado que poderia aplicar uma multa considerável para compensar os clientes pela ausência de serviço no início de Abril.
O anúncio de hoje acontece depois de a expropriação da petrolífera YFP, participada da Repsol no país, que trouxe um clima de tensão para as relações entre Espanha e Argentina.
Em bolsa, a Telefónica valorizou 0,31% para 11,18 euros.
A Telefónica de Argentina, filial naquele país sul-americano, terá de suportar a devolução de 180 milhões de pesos (30,9 milhões de euros) aos milhões de clientes de rede de telecomunicações móveis, e de uma parte da rede fixa, que ficaram sem acesso aos serviços a 2 de Abril, como escreve o “Cinco Días”. Este valor, salienta o “El Economista”, deverá ser de perto de 10 pesos a redistribuir a cada um dos clientes na próxima factura.
A empresa espanhola terá de suportar um encargo total de 31,9 milhões de euros, segundo a soma das iniciativas anunciadas hoje pelo ministro do Planeamento Julio De Vido. Segundo cálculos do “Cinco Días”, o valor representa 1% das receitas obtidas pela Telefónica de Argentina no ano passado.
A cotada espanhola justificou a avaria, segundo o “El Economista”, como um conjunto de “inconvenientes” de ordem técnica naquela rede, comprometendo-se, então, a ressarcir os clientes na região.
O governo presidido por Cristina Kirchner, por sua vez, tinha já assinalado que poderia aplicar uma multa considerável para compensar os clientes pela ausência de serviço no início de Abril.
O anúncio de hoje acontece depois de a expropriação da petrolífera YFP, participada da Repsol no país, que trouxe um clima de tensão para as relações entre Espanha e Argentina.
Em bolsa, a Telefónica valorizou 0,31% para 11,18 euros.