Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Aquisições “colocam a PTM como consolidadora e revelam ambições de crescimento”

A PT Multimedia acordou a compra de três operadoras de televisão por cabo, detidas pela Metalgest. O Millennium bcp investimento considera que com estas aquisições “a PTM posiciona-se como consolidadora e revela as ambições de crescimento”. O banco acredi

06 de Agosto de 2007 às 12:15
  • ...

A PT Multimedia acordou a compra de três operadoras de televisão por cabo, detidas pela Metalgest. O Millennium bcp investimento considera que com estas aquisições "a PTM posiciona-se como consolidadora e revela as ambições de crescimento". O banco acredita ainda que estes movimentos deverão passar também pelos "players" da "primeira liga".

A dona da TV Cabo, que deverá deixar o Grupo Portugal Telecom até ao final deste ano, vai comprar à Parfitel, empresa detida pela Metalgest (do empresário Joe Berardo), 100% do capital da Bragatel, 92,06% do capital da Pluricanal Leiria e 98,75% da Pluricanal Santarém.

"Esta aquisição é mais um degrau, ainda que menor, na escada da consolidação", afirma o analista Nuno Vieira em nota de investimento emitida hoje, acrescentando que "coloca a PTM como consolidadora e revela as ambições de crescimento" da empresa liderada por Zeinal Bava.

O banco de investimento destaca que "tal como os recentes negócios da Sonaecom [com a compra da Oni e da Tele2], esta movimentação tem lugar entre ‘players’ da primeira e da segunda liga".

No entanto, Nuno Vieira afirma acreditar que "a consolidação entre ‘players’ da primeira liga, nomeadamente PT, PTM, Sonaecom e Vodafone Portugal, irá acontecer, eventualmente".

O analista destaca ainda que, com este negócio, será "interessante monitorizar o parecer da Autoridade da Concorrência (AdC), nomeadamente, a aprovação [ou não] e os possíveis remédios à operação".

A dúvida do Millennium bcpi está na visão que a AdC irá adoptar na avaliação do negócio. "Não temos a certeza se a AdC vai considerar a PTM, numa base pós ‘spin off’, como entidade consolidadora, ou se irá considerar o Grupo PT como consolidador".

Relativamente ao impacto financeiro da compra destas três operadoras de televisão por cabo, o banco afirma acreditar que, "dada a pequena dimensão dos activos a adquirir, a sua integração pode gerar sinergias nas áreas de conteúdos, marketing e G&A que deverão ter um impacto significativo no EBITDA".

O valor da aquisição não foi divulgado, mas deverá rondar os 65/70 milhões de euros, segundo o Millennium bcpi. A compra terá sido efectuada a um múltiplo 12x EBITDA, sendo que, o EBITDA gerado por estes activos "poderá reduzir os múltiplos implícitos nesta aquisição para um dígito", afirma o analista Nuno Vieira.

O banco manteve inalterada a recomendação de "vender" e o preço-alvo de 10 euros. As acções da PTM [ptm] seguem em alta de 0,08% para 11,82 euros, pelo que o "target" do Millennium bcpi atribui à dona da TV Cabo um potencial de desvalorização de 15,4%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio