Notícia
Apoio às empresas afetadas pela pandemia não chegou a 10% do orçamentado
O programa direcionado para apoiar empresas de interesse nacional impactadas pela pandemia utilizou apenas 10% das verbas previstas de 400 milhões. O prazo vai ser novamente alargado, segundo o Público.
O Programa de Recapitalização Estratégica, criado para apoiar empresas de interesse nacional com fortes impactos da pandemia, utilizou apenas 10% das verbas previstas, segundo o Público. No total, o programa tinha 400 milhões de euros para ajudar empresas.
O prazo de investimento terminava esta sexta-feira, 30 de junho, mas tendo em conta a baixa taxa de execução vai ser prolongado pela segunda vez por mais seis meses.
Um dos motivos que justifica estes números prende-se com a baixa procura das empresas. Além disso, segundo o jornal, 58% dos candidatos ficaram pelo caminho.
Desde o arranque do programa, a 25 de janeiro de 2022, houve 76 candidaturas, das quais 42 não avançaram por serem elegíveis, estarem incompletas ou por desistirem durante o processo.
Das 34 elegíveis, só 14 tiveram luz verde e apenas seis receberam o dinheiro, entre as quais a rede de ginásios Fitness Up.