Notícia
António Saraiva reeleito presidente da CIP com 81% dos votos
O líder dos patrões foi reeleito presidente da CIP, depois das polémicas em torno da sua ligação ao Manifesto dos 70, que propõe a reestruturação da dívida portuguesa.
António Saraiva foi reeleito, esta quinta-feira, 27 de Março, para mais um mandato enquanto presidente do Conselho Geral e da Direcção da CIP com 81% dos votos, de acordo com um comunicado emitido.
A lista de Saraiva, que foi a única a votos, conta com João Gomes Esteves como presidente da mesa da assembleia-geral e com Bruno Bobone como presidente do conselho fiscal. Os vice-presidentes da direcção são José António de Barros, Armindo Monteiro, José Eduardo Carvalho, Carlos Cardoso, João Almeida Lopes e Rafael Campos Pereira.
A continuação de António Saraiva no cargo não foi, assim, posta em causa depois da fortíssima contestação de que foi alvo, na semana passada, por parte de todos aqueles que o antecederam na presidência da Confederação.
António Vasco de Mello, José Manuel de Morais Cabral, Pedro Ferraz da Costa e Francisco Van Zeller criticaram duramente Saraiva por ter assinado o Manifesto dos 70 a favor da reestruturação da dívida pública – um manifesto "que não defende, e prejudica, os interesses permanentes de Portugal" como consideram.
A esta polémica Saraiva respondeu, no início da semana, que "a melhor resposta que os associados vão dar é no acto eleitoral", convicto da reeleição já que liderava a única lista candidata à direcção da CIP.
A cerimónia da tomada de posse de António Saraiva, que contará com a presença do primeiro-ministro, terá lugar no próximo dia 10 de Abril, às 18h00, no Centro de Congressos de Lisboa.