Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Aneel reúne com interessados no leilão de hidroeléctricas

A Agência Nacional de Energia Eléctrica (Aneel), reguladora do sector eléctrico no Brasil, anunciou em comunicado que vai reunir hoje com os interessados no leilão de 11 aproveitamentos hidroeléctricos, entre os quais poderá contar-se a EDP.

03 de Outubro de 2001 às 15:25
  • ...
A Agência Nacional de Energia Eléctrica (Aneel), reguladora do sector eléctrico no Brasil, anunciou em comunicado que vai reunir hoje com os interessados no leilão de 11 aproveitamentos hidroeléctricos, entre os quais poderá contar-se a Electricidade de Portugal (EDP).

Para além da Aneel, a reunião vai contar também com a presença de responsáveis da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), responsável pela realização do leilão, que tem data marcada para 30 de Novembro.

Segundo o comunicado da Aneel, o leilão «conta com pelo menos 69 grupos económicos interessados na construção destas hidroeléctricas», tendo em conta o número de empresas que já levantaram o edital e os estudos de viabilidade do regulador brasileiro para os referidos projectos.

Esta reunião faz parte das actividades previstas no edital do leilão, visando prestar «esclarecimentos sobre o processo de pré-qualificação das empresas e grupos para se tornarem aptos a participar no leilão», de acordo com a mesma fonte.

A EDP [EDP] poderá ser uma das interessadas, tendo em conta que o presidente da eléctrica nacional, Francisco Sánchez, adiantou recentemente ao Negocios.pt que a empresa estuda participar no concurso de construção e exploração de uma nova unidade hidroeléctrica no Rio Tocatins, em São Salvador, onde já está presente com as hidroeléctricas de Lajeado e Peixe Angical.

O objectivo da EDP Brasil passa por «concorrer a projectos que complementem a nossa estratégia, aumentando a produção hídrica naquela região (Rio Tocatins) e beneficiando dos investimentos serem realizados em reais», o que iria reduzir o impacto da queda da divisa brasileira, segundo o mesmo responsável.

As acções da EDP seguiam a ganhar 1,11% para os 2,74 euros (549 escudos).

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio