Notícia
Fabricante de chips TSMC vê lucros escalar 54%
O impulso na inteligência artificial está a dar a força à fabricante de semi-condutores taiwanesa, que fornece dispositivos para a Nvidia e para a Apple.
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC), a maior fabricante de chips do mundo, registou um aumento de 54% nos lucros do terceiro trimestre, impulsionado pela procura por dispositivos que possam ser usados para inteligência artificial (IA).
Os lucros líquidos da tecnológica foram de 325,26 mil milhões de dólares de Taiwan (cerca de 9,31 mil milhões de euros, ao câmbio atual) nos três meses terminados em setembro, batendo as expectativas dos analistas.
A TSMC produz semi-condutores para mais de 500 empresas, incluindo para os processadores de IA da Nvidia e para os iPhones da Apple.
A empresa estima que as suas despesas de capital no trimestre atual vão mais do que duplicar, para cerca de 11,5 mil milhões de dólares, e que esse orçamento deverá aumentar ainda mais no próximo ano, com a expectativa de maior procura pelos seus produtos.
A fabricante de semi-condutores espera um aumento de 30% na receita deste ano, acima dos 25% que tinha indicado previamente.
Os bons resultados da TSMC vão em sentido contrário aos da concorrente neerlandesa ASML, que revelou, na terça-feira, que as encomendas no terceiro trimestre se cifram em 2,63 mil milhões de euros, um valor que é menos de metade do que os 5,39 mil milhões estimados pelos analistas. Adicionalmente, a empresa reviu em forte baixa as previsões de vendas para o exercício, apontando agora para uma faturação de 30 mil a 35 mil milhões de euros. O mercado esperava um valor de 36,1 mil milhões de euros.