Notícia
EUA dão ordem à TSMC para suspender envio de chips a empresas chinesas
Departamento de Comércio dos Estados Unidos enviou uma carta à empresa de Taiwan impondo restrições à exportação de semicondutores que alimentem aceleradores de IA de empresas chinesas. Huawei no centro da decisão.
Os Estados Unidos ordenaram à Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC), principal fabricante de "chips" a nível mundia e maior fornecedora da Apple e Nvidia, que suspendesse os envios de chips avançados, usados em aplicações de inteligência artificial, para clientes chineses. A medida aplica-se a partir desta segunda-feira, revelou uma fonte conhecedora do processo à Reuters
O Departamento de Comércio enviou uma carta à TSMC impondo restrições à exportação de certos chips destinados à China que alimentam aceleradores de IA e unidades de processamento gráfico, adiantou a mesma fonte à agência noticiosa.
A ordem dos EUA surge semanas depois de a TSMC ter notificado o Departamento de Comércio de que um de seus chips tinha sido encontrado em um processador de IA da Huawei, como a Reuters relatou no mês passado.
A empresa de pesquisa tecnológica Tech Insights desmontou o produto e detetou um chip da TSMC, numa aparente violação dos controlos de exportação.
A tecnólogica Huawei, no centro da ação dos EUA, está numa lista de restrições comerciais, o que obriga os fornecedores a obterem licenças para enviar qualquer mercadoria ou tecnologia para a empresa. Qualquer licença que pudesse ajudar os esforços de IA da Huawei seria provavelmente negada.
Na sequência dessa falha, a TSMC suspendeu as remessas para o designer de chips Sophgo, com sede na China, uma vez que o chip por si comprado correspondeu ao encontrado no processador Huawei AI, segundo a Reuters.
Esta última decisão dos Estados Unidos, que vigora a partir desta segunda-feira, vai atingir um número mais alargado de empresas e permitirá que a administração norte-americana avalie se outras empresas estão a desviar chips para a Huawei para o seu processador de IA.
Segundo a Reuters, na sequência da carta agora enviada, TSMC notificou os clientes afetados de que irá suspender as remessas de chips a partir desta segunda-feira. O Departamento de Comércio não quis comentaro o tema à Reuters.
"A TSMC tem tido discussões regulares com o governo sobre questões de controlo de exportação e deixou claro que cumprirá as regulamentações nacionais e internacionais", disse o Ministério da Economia de Taiwan à Reuters, encaminhando perguntas específicas à TSMC.