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Amorim investe 100 milhões em dois centros comerciais em Espanha
A Amorim Imobiliária investiu 100 milhões de euros para adquirir dois centros comerciais em Espanha, um em Madrid e outro na Galiza, na Corunha. É a primeira ofensiva directa do Grupo Amorim no mercado espanhol, em termos de activos imobiliários, e uma da
A Amorim Imobiliária investiu 100 milhões de euros para adquirir dois centros comerciais em Espanha, um em Madrid e outro na Galiza, na Corunha.
É a primeira ofensiva directa do Grupo Amorim no mercado espanhol, em termos de activos imobiliários, e uma das maiores de empresas nacionais em terras de Castela, mesmo contabilizando a compra, em 2004, pela empresa liderada por Rui Alegre, da Larry Smith, consultora imobiliária que gere actualmente sete centros comerciais em Espanha e que vai passar a gerir mais estes dois activos.
Uma das unidades adquiridas pela Amorim Imobiliária é o Centro Comercial La Gran Manzana, inaugurado em Outubro de 1993, "em pleno apogeu dos centros comerciais em Espanha", como refere o comunicado difundido pela Amorim Imobiliária.
Este centro possui 74.440 metros quadrados de superfície edificada, distribuída em galeria comercial com hipermercado, centro de lazer, centro de escritórios e centro financeiro, além de dispor de 1.120 estacionamentos.
O centro comercial La Gran Manzana tem uma ABL – Área Bruta Locável de 13.124 metros quadrados com um total de 77 lojas. Em 2004, a afluência de público ao centro comercial ultrapassou os 6,5 milhões de visitantes. Os principais lojistas são as marcas Decimas, Disney Store, Grupo Inditex, New Yorker, Fitness First e Vips.
Por seu turno, o Centro Comercial Odéon foi inaugurado em Novembro de 2002 e tem 51.990 metros quadrados de superfície construída em três pisos, sendo dois níveis comerciais e um de estacionamento, com 1.250 lugares. Esta unidade tem uma ABL de 24.386 metros quadrados com um total de 98 lojas. Os principais lojistas e marcas são o Grupo Inditex, Miró, Kiabi, Cinebox e Bowling Odéon.
"Com esta aquisição, a Amorim Imobiliária realiza o seu primeiro investimento internacional em centros comerciais. Esta aquisição constitui um passo importante da sua estratégia de expansão em Espanha, após ter realizado no ano anterior a aquisição da empresa consultora Larry Smith, que actua na área de consultoria e gestão de "retail".
Em Portugal, a Amorim Imobiliária é investidora e gestora em centros comerciais que detêm uma área bruta locável na ordem dos 112 mil metros quadrados, incluindo os centros comerciais geridos sob a marca Dolce Vita. O grupo, em parceria com a ING Real Estate, tem uma área adicional de mais de 100 mil metros quadrados em construção, para o maior centro comercial da Península Ibérica, o Dolce Vita Tejo, cuja inauguração está prevista para o final de 2007. O investimento em causa é de 200 milhões de euros.