Notícia
Alstom reduz prejuízos no primeiro semestre
A Alstom anunciou uma queda nos prejuízos do primeiro semestre com as encomendas de comboios e turbinas a aumentarem. As acções da empresa avançaram mais de 11%.
A Alstom anunciou uma queda nos prejuízos do primeiro semestre com as encomendas de comboios e turbinas a aumentarem. As acções da empresa avançaram mais de 11%.
Os prejuízos recuperaram para 315 milhões de euros nos primeiros seis meses findados em Setembro, contra os 624 milhões de euros negativos registados no mesmo período do ano passado, anunciou a empresa em comunicado.
Os analistas consultados pela Bloomberg esperavam prejuízos de 374 milhões de euros no primeiro semestre do ano.
O presidente executivo, Patrick Kron, está a reconstruir a empresa que é responsável pela geração de um quinto da electricidade de todo o mundo. Ele conseguiu reaver 1,75 mil milhões de euros dentro de um plano de compensação apoiado pelo Estado, depois de um problema ocorrido nas turbinas geradoras de energia que custou mais de quatro mil milhões de euros.
As encomendas estão a aumentar este ano depois de um abrandamento observado no ano passado, altura em que os clientes temiam que a empresa falisse.
A Alstom reiterou o objectivo de registar lucros operacionais equivalentes a 6% das vendas no ano fiscal que acaba em Março de 2006, o que compara com 3,6% conseguidos no semestre em análise.
A empresa reduziu a dívida para 2,4 mil milhões de euros no final de Setembro de 3,7 mil milhões registados a 1 de Abril.
As acções da empresa avançavam 7,69% para 0,56 euros, depois de já terem subido 11,54% na sessão de hoje.