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AICEP recorre à inteligência artificial para atrair exportadores e investidores

A AICEP lança esta segunda-feira, 15 de abril, o portal para as exportadoras Portugal Exporta, um portal que será muito mais abrangente. Pensado para evoluir em várias fases, irá ter também uma área para os investidores.

Miguel Baltazar
15 de Abril de 2019 às 11:30
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É com recurso a mecanismos de inteligência artificial que a AICEP está a construir uma plataforma dedicada aos exportadores, e que mais tarde irá evoluir também para os potenciais investidores estrangeiros.

Lançada esta segunda-feira, 15 de abril, a plataforma Portugal Exporta insere-se no projeto da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) de digitalização, que apontava para um investimento, a três anos, de 1 milhão de euros. Mas como explicou, num encontro com jornalistas, o presidente da Agência, por via de candidaturas que a AICEP fez ao programa de modernização da administração conseguiu mais dinheiro para o projeto.

"Permitiu-nos alavancar mais investimento", explica, assumindo satisfação pelo facto de todos as candidaturas feitas pela AICEP terem sido aprovadas. 

João Dias, administrador da AICEP, explica que esta plataforma "é a casa digital que estamos a construir". Nesta primeira fase, vai abrir ao público a "divisão" de exportação, para os exportadores, havendo uma área pública onde estarão as caracterizações dos mercados - com estatísticas - e uma privada. A área privada, acessível para os clientes da AICEP (são cerca de 15 mil empresas), é um gestor de cliente virtual, através do qual é indicado às empresas eventuais oportunidades de negócios, dando notícias costumizadas do setor de atividade no qual estão inseridas. Nesta fase vai estar disponível apenas para o setor do calçado, mas com o tempo a AICEP vai alargar a todas as indústrias, seguindo-se os têxteis-lar, o mobiliário e iluminação, o vinho, o vestuário, entre outros.

Cada setor terá empresas a testar o mecanismo. Tudo é feito com base em inteligência artificial, para que os resultados mostrados às empresas seja o mais perto das suas necessidades. "Muitas vezes não conseguimos acompanhar tudo o que faz a empresa, e aqui haverá um 'tracking' de todo o processo", realça João Dias.

Este é o primeiro projeto, devendo em julho abrir outra "divisão" a pensar nas exportações em ambiente de comércio eletrónico. 

Em novembro, será lançado o que já é conhecido como o "tinder" da AICEP, que é um módulo nesta plataforma digital que permitirá o encontro entre interesses, ou seja, pôr em contacto empresas que possam ser cliente-fornecedoras ou distribuidoras. O módulo designa-se de "business match making" por isso ficou como o "tinder" da AICEP.

No início do próximo ano será a abertura da divisão relacionada com o investimento, por forma a ajudar a angariar investimento estrangeiro. Neste módulo estará disponível toda a informação que permitirá ajudar os investidores a escolher a localização dos seus potenciais investimentos, com informação inclusive dos terrenos e espaços físicos disponíveis, ou incentivos.

A plataforma tem, ainda, áreas para o Inov Contacto e estágios, e para uma área interna.

"Está a ser construído andar a andar", realça João Dias.

Luís Castro Henriques não esconde que o objetivo é também conseguir arrecadar mais clientes para a AICEP aumentando o universo de potenciais exportadores. Neste momento, a AICEP tem 15 mil clientes, e, segundo o INE, há 23 mil empresas com perfil de exportação. A plataforma permitirá "servir mais clientes sem aumentar os custos", dedicando, também, os gestores para serviços de maior valor acrescentado.

"Fazer mais e melhor" é o objetivo, assegura o mesmo responsável, acreditando que, com isso, vai conseguir alargar a base de clientes e estar mais próximo das empresas. 

Para já, a AICEP fechou contrato para o desenvolvimento desta plataforma com a Cocoon - os arquitetos -, Tekever - os empreiteiros da casa -, e com a Grand Union, os decoradores.
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