Notícia
Águas de Portugal quer investir 800 milhões nos próximos cinco anos
A empresa está a finalizar junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) um pacote para financiar vários projectos no Algarve e no Alentejo.
O grupo Águas de Portugal (AdP) está a negociar um financiamento junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) para os próximos cinco anos. Este dinheiro vai servir para financiar vários projectos no Algarve e no Alentejo, anunciou a empresa esta terça-feira, 19 de Janeiro.
"Ontem estive reunido com o Banco Europeu de Investimento (BEI) que está a preparar um pacote de 800 milhões de euros a cinco anos para o grupo Águas de Portugal", anunciou esta terça-feira o presidente da entidade gestora no Parlamento. Deste total, 400 milhões vão ser financiados pelo BEI, enquanto a outra metade vai ter origem em fundos próprios.
"Porque é que o sector da água em Portugal é um sucesso? Porque os bancos financiam todo este processo. Tudo isto tem que ter uma lógica financeira", começou por explicar.
Deu assim o exemplo dos 7,5 mil milhões de euros investidos pelo grupo AdP nos últimos 20 anos. "Isto só é possível havendo uma lógica de que quem empresta dinheiro ao grupo AdP possa ser ressarcido, porque senão a lógica não funciona".
E apontou os casos de México ou Marrocos, países onde as tarifas não cobrem os custos e onde a rede está em mau estado ou a água é imprópria para consumo, para defender as tarifas cobradas em Portugal que cobrem os custos da rede.
Os 800 milhões de euros vão servir para financiar as ETAR algarvias de Faro-Olhão, de Portimão, mas também outros projectos no Alentejo. "O grupo AdP tem capacidade financeira para fazer este investimento", garantiu Afonso Lobato Faria.
(Notícia actualizada às 17:35)