Notícia
Ações da Nokia disparam após bloqueio à Huawei
A empresa finlandesa revelou que já está a ganhar contratos para o 5G. E reviu em alta as previsões dos lucros.
Negócios
31 de Julho de 2020 às 11:34
As ações da Nokia dispararam esta sexta-feira após a empresa ter revisto em alta as previsões dos lucros e ter revelado que os boicotes de que a rival Huawei está a ser alvo estão a abrir novas portas à tecnológica finlandesa.
Após estes anúncios, os títulos subiram 15%, a maior escalada intradiária desde abril. A empresa garantiu ainda que após rever os seus produtos, estava em condições de competir com os restantes fornecedores de dispositivos para o 5G.
Além disso, quando questionado sobre as tensões entre os mercados ocidentais e a Huawei, da China, o responsável revelou que a Nokia está "a ver mais oportunidades concretas a médio prazo".
"Ganhámos alguns contratos nesse período por causa dessa situação, e à medida que elas se desenvolvem, acho que estamos bem posicionados", apontou.
Desde o ano passado que os Estados Unidos tentam convencer os seus aliados, incluindo Portugal, a não adquirir equipamentos de infra-estrutura para as redes 5G da Huawei, devido a receios de espionagem. A questão de utilizar ou não a tecnologia da Huawei ganhou importância também na Europa, devido à pressão dos Estados Unidos para excluir a empresa chinesa.
Em Janeiro, a União Europeia (UE) apresentou um plano de segurança para a quinta geração móvel, onde reconhece a existência de um elevado risco de interferência de governos externos à UE, ou de agentes em nome destes, através das redes 5G. Por esse motivo, a Comissão Europeia pede poderes de vigilância acrescidos para as autoridades nacionais e reguladores.
No Reino Unido, vai ser proibida a compra de qualquer novo equipamento 5G da Huawei a partir de 1 de Janeiro de 2021, decisão que foi anunciada este mês.