Notícia
Abriram mais 8% de empresas em Portugal no primeiro trimestre
Os sectores de serviços, retalho e alojamento e restauração foram os três sectores onde foram registados a criação do maior número de empresas. Pelo contrário, já o número de insolvências e de encerramentos recuaram nos três primeiros meses do ano.
Nasceram mais empresas em Portugal no primeiro trimestre. Foram criadas mais 8,7% de novas empresas face a período homólogo, um total de 11.646 nascimentos. Estes dados foram divulgados esta segunda-feira, 4 de Maio, pela consultora Informa D&B.
A maioria das empresas criadas (52%) são unipessoais, o que representa um aumento de 13% face a igual período do ano passado. Já as sociedades por quota aumentaram 6%, enquanto as sociedades anónimas registaram uma queda de 19%.
Os sectores de serviços, retalho e alojamento e restauração foram os três sectores onde foram registados a criação do maior número de empresas.
Ao mesmo tempo, o número de encerramentos recuou 7,9% para um total de 3.603, com o maior parte a serem de sociedades constituídas por quotas (63%).
Já o número de insolvências recuou 9,7% para 1.228 no total. O número de insolvências decresceu em quase todos os sectores, com a construção em destaque ao registar um recuou de 21,4% face a período homólogo. Assim, o retalho passou a ser o sector com maior número de insolvências, seguido da construção e das indústrias transformadoras.