Notícia
Insolvências de empresas em Portugal baixam um terço em 2014
Pouco mais de 4 mil empresas entraram em insolvência em Portugal no ano passado, uma queda de 33% face a 2013. Mais de dois terços são micro-empresas e um quarto são do sector da construção.
Foram contabilizadas 4.019 insolvências de empresas em Portugal no ano passado, o que corresponde a uma queda de 33% face a 2013, de acordo com o estudo anual da Cosec.
A seguradora de créditos destaca que mais de um quarto (27%) das insolvências afectou companhias do sector da construção e mais de dois terços são microempresas. Apesar de continuar com o maior peso, o sector da construção viu o número de insolvências recuar 29% face a 2013.
"A análise dos dados de 2014 confirma as nossas expectativas de melhoria deste indicador em Portugal. Temos vindo a sublinhar a evidência das empresas que estão a conseguir encontrar formas de se diferenciarem e de se destacarem num mercado competitivo, ultrapassando assim um período menos positivo que a conjuntura económica tem propiciado", refere Berta Dias da Cunha, administradora da Cosec, num comunicado onde são divulgados os resultados do estudo.
Os distritos que registam maior número de insolvências são o de Lisboa (975, ou 24% do total), surgindo depois o Porto (903) e Braga (376). Ainda assim, nestes três distritos as insolvências recuaram mais de 30% face a 2013.
A Cosec analisou também as empresas que solicitaram a integração no Processo Especial de Revitalização (PER). Foram 835 empresas, o que traduz uma queda de 18% face a 2013.
Estes dados da Cosec apontam no mesmo sentido de outros estudos já divulgados sobre as insolvências de empresas em Portugal. Os números da IGNIOS dão conta de uma descida de 11% em 2014, na primeira queda em cinco anos.