Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertis considera ter influência significativa na Brisa onde quer reforçar

A Abertis considera que os 14,61% que detém na Brisa lhe dão na empresa portuguesa "influência significativa", por isso alterou o método de consolidação dessa participação nas suas contas. E garante que até quer reforçar.

06 de Março de 2012 às 14:01
  • ...
Apesar de ter menos de 20% no capital da Brisa, a empresa espanhola Abertis considera que a posição que tem e os acontecimentos no final do ano são contrários a uma classificação da Brisa nas suas contas como empresa disponível para venda. Até porque, acrescenta, até quer reforçar.

De acordo com o relatório e contas auditado, e disponível no "site" da Abertis, o grupo espanhol explica que se até 2011 a Brisa era considerada um activo disponível para venda, pelo facto de a Abertis considerar que não tinha um carácter participativo suficiente para ter influência na Brisa, agora tudo mudou. O que a leva a classificar os 14,61% que detém na Brisa como participação em entidade associada. O que leva a que já não tenha de registar o valor da empresa pela cotação em bolsa, que, segundo o "Invertia", levaria a uma imparidade significativa. Assim, regista-se a posição da Brisa ao custo de compra.

E altera o método de consolidação por considerar, agora, que tem influência significativa na Brisa. "Existem novos elementos que permitem concluir a presunção da influência significativa, apesar de deter menos de 20% dos direitos de voto", lê-se no relatório.

E os novos elementos é a nomeação, em Abril do ano passado, do director financeiro da Abertis como administrador da Brisa. "Com ele, ratifica-se a estratégia de gestão activa e influência do gupo na Brisa". Por outro lado, a Abertis considera ainda ter uma maior participação no governo corporativo da Brisa, já que esse mesmo director entrou, em Janeiro deste ano, como elemento na comissão de sustentabilidade e governo corporativo da Brisa.

Finalmente, o outro elemento de influência significativa é "a clara intenção por parte do grupo, estabelecida através de um acordo com a comissão executiva da Abertis, de reforçar a participação na Brisa". E, por isso, a Abertis adquiriu a 30 de Dezembro uma opção de compra sobre 2,5 milhões de acções da Brisa, opção que pode ser exercida até 16 de Março deste ano. E que levará a participação da Abertis de 14,61% para os 15,02%.

A Abertis tem vindo a mudar de posição em relação à sua participação na Brisa, a qual estava dada como estando à venda.
Ver comentários
Saber mais Brisa Abertis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio