Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertis prepara venda de 14,5% da Brisa (act)

Os maiores accionistas da Abertis querem receber um super dividendo antes de lançarem uma OPA sobre a empresa. A solução passa por vender a posição na Brisa e na Atlantia.

15 de Julho de 2010 às 08:02
  • ...
(actualiza com comentário de analistas)

Citando fontes oficiais, o “El Confidencial” noticia hoje que a possível compra da Abertis por parte do La Caixa, ACS e CVC Capital Partners inclui uma outra operação, que passa pela distribuição de um “super-dividendo”.

Este pagamento deverá ser efectuado mesmo antes dos maiores accionistas da Abertis lançarem uma OPA sobre a empresa espanhola. O objectivo passa por receber mil milhões de euros e este dinheiro deverá ser conseguido através da venda de participações accionistas da Abertis.

Fontes oficiais dos maiores accionistas da Abertis afirmam que o plano está já a avançar e passa pela venda da posição na Brisa e na Abertis.

Com a venda dos 14,5% que detém na Brisa, uma operação que deverá ser feita através de uma emissão de obrigações convertíveis em acções, a Abertis estima encaixar 450 milhões de euros. Os restantes 550 milhões de euros deverão vir da venda da posição de 6% na italiana Atlantia.
Em reacção a esta notícia, o BPI adianta que a operação poderá ter um impacto positivo para a Brisa, uma vez que reduz o risco de pressão vendedora nas acções, uma vez que a venda das acções será feita através de uma emissão de obrigações convertíveis.

O dinheiro que servirá para o La Caixa, ACS e CVC Capital Partners financiarem a OPA que estão a estudar lançar sobre a Abertis, numa operação que deve representar um investimento de 4 mil milhões de euros.

De acordo com o “El Confidencial”, a Abertis está disponível para desinvestir na Brisa uma vez que a parceria com a empresa portuguesa nunca avançou para uma integração devido à oposição dos maiores accionistas da empresa portuguesa.

O próprio CEO da Abertis tinha já admitido sair do capital da Brisa.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio