Notícia
99,99% de certeza que a Telefónica vende na OPA
O presidente do Grupo Sonae diz ter 99,99% de certeza que a Telefónica, maior accionista da Portugal Telecom, vai vender as suas acções na OPA. Belmiro de Azevedo afirma estar preparado para o cenário dos espanhóis exercerem a opção de venda que detêm na
O presidente do Grupo Sonae diz ter 99,99% de certeza que a Telefónica, maior accionista da Portugal Telecom, vai vender as suas acções na OPA. Belmiro de Azevedo afirma estar preparado para o cenário dos espanhóis exercerem a opção de venda que detêm na Vivo.
No programa "Grande Entrevista" da RPT1, o presidente do Grupo Sonae diz ter 99,99% de certeza que a Telefónica, maior accionista da Portugal Telecom (PT) [PTC] com quase 10%, vai vender as suas acções na oferta pública de aquisição (OPA).
Sobre o preço da oferta, de 9,50 euros, Belmiro de Azevedo afirmou ainda não ter falado nada com os espanhóis.
De acordo com o mesmo responsável, "é estranho que a Telefónica tenha votado favoravelmente um preço de 12 euros" que a actual administração da PT defendeu como justo, e já estar "a baixar as expectativas" para os 10,50 euros, um valor avançado pela imprensa espanhola de hoje.
Segundo explicou Belmiro, "depois de nós ganharmos a OPA temos de reunir com a Telefónica" para saber se os espanhóis estão interessados em activar a "put option" que detêm, e que permite à Telefónica obrigar a PT a comprar a posição que detém na Vivo, num cenário de mudança do controlo da empresa portuguesa.
O presidente da Sonae diz que além dos cerca de 16 mil milhões de euros de empréstimos que já estão contratados para financiar as OPA sobre a PT e a PTM, tem margem adicional para financiar a compra da posição que a Telefónica controla da Vivo.
Sobre o preço subjacente à opção de venda, Belmiro de Azevedo não desvenda: "não posso dizer senão abro o jogo à PT".