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2011 vai ser "seguramente um ano positivo" para a Autoeuropa

Director-geral da fábrica de Palmela disse ao Negócios que este ano vai ser "no mínimo melhor" que 2010 e confirmou que a meta de aumentar a produção em 19,5% é um "objectivo".

11 de Fevereiro de 2011 às 13:16
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António de Melo Pires, director-geral da Autoeuropa, mostrou hoje confiança que a fábrica de Palmela terá em 2011 um ano positivo e confirmou que a meta de produzir 121 mil automóveis este ano pode ser um objectivo.

O Negócios noticia hoje, citando António Chora, Coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT), que a meta da fábrica de Palmela para este ano é produzir 121 mil unidades.

À margem da visita à fábrica do presidente alemão, Christian Wulff, o director-geral da Autoeuropa disse ao Negócios que este número das 121 mil unidades foi fixado em função da de “um plano de produção anual”.

“É muito cedo para avançar um número. Mas esse pode ser apontado como um objectivo”, assinalou.

António de Melo Pires confia que “2011 vai ser seguramente um ano positivo” para a Autoeuropa. Quando questionado sobre a comparação com 2010, o director-geral afirma que será “no mínimo melhor”.

A confirmar-se, o fabrico de 121 mil unidades em 2011 irá traduzir--se num crescimento da produção de 19,5% depois de, em 2010, a fábrica ter visto saírem das suas unidades de produção 101.284 unidades - um crescimento de 18% face a 2009. A produção ambicionada equivaleria ao melhor resultado da empresa nos últimos nove anos, ficando acima das 109.647 unidades alcançadas em 2003, mas ainda aquém dos 130.007 carros fabricados no ano anterior.

A assumir cada vez mais preponderância nos mercados de exportação da Autoeuropa está o mercado chinês. Em 2010 a China era o destino de 6,8% da produção da Autoeuropa, mas esse número irá sofrer uma revisão em alta, estando apenas por saber a medida em que essa revisão será feita em 2011.

Hoje, Melo Pires destacou o “crescimento da China como mercado de exportação”, assinalando que “a China subiu muito no nosso portfolio” e “ uma perspectiva muito boa exportarmos mais para a china este ano”.

António Melo Pires adiantou na passada terça-feira, no painel sobre mercado automóvel e exportações do Congresso de Exportações, que a China "deverá subir para o terceiro ou mesmo o segundo lugar" em 2011.

A sustentar a previsão do director-geral da Auroeuropa estão, por um lado, os resultados de vendas do Scirocco naquele país e, por outro, o facto de 2011 ser o ano em que a marca vai introduzir a nova versão da Sharan.


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