Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

12 maiores fortunas dos EUA superam um bilião de dólares

Uma dúzia de pessoas nos EUA possuem mais de um bilião de dólares de fortuna pessoal. E a riqueza destes multimilionários continua a crescer. A lista é liderada por Jeff Bezos, que detém quase 200 mil milhões de dólares.

19 de Agosto de 2020 às 13:25
  • ...

1.000.000.000.000 dólares. É assim mesmo, com 13 dígitos, o valor da soma das fortunas pessoais das 12 pessoas mais ricas dos Estados Unidos, indica o Institute for Policy Studies (IPS). E este valor tem vindo a crescer este ano.

Numa lista em que dominam os nomes ligados ao setor tecnológico, nem mesmo a pandemia da covid-19 trava o aumento da riqueza destes milionários.

De acordo com o índice de bilionários da Bloomberg, após o fecho das bolsas na terça-feira os 12 mais ricos dos EUA acumulavam 1,05 biliões de dólares de fortuna.

"Isto é um marco perturbador na história de concentração de riqueza e poder nos EUA", refere Chuck Collins, diretor do IPS, citado pelo Marketwatch. "É simplesmente demasiado poder económico e político nas mãos de 12 pessoas. Do ponto de vista de uma sociedade democráticas, isto representa os 12 oligarcas", reforça.

A riqueza destes bilionários, que o IPS de "12 oligarcas", aumentou 40%, o equivalente a 283 mil milhões de dólares, desde que a pandemia da covid-19 atingiu os Estados Unidos, em março.

Desde o início do ano, a fortuna combinada destes 12 indivíduos engordou em 243 mil milhões, sendo que o investidor veterano Warren Buffet é o único a ver a sua riqueza encolher, com uma queda de 10,3 mil milhões de dólares.

O fundador e CEO da Amazon viu a fortuna crescer em 80 mil milhões. Jeff Bezos (na foto) é o mais rico do mundo, com uma riqueza avaliada em 195 mil milhões de dólares, ameaçando tornar-se a primeira pessoa de sempre a superar os 200 mil milhões de dólares.

O fundador da Microsoft, Bill Gates, surge na segunda posição, com uma fortuna de 121 mil milhões de dólares.

E a fechar o pódio está o patrão do Facebook, Mark Zuckerberg, com uma riqueza de 99,4 mil milhões. Recentemente, Zuckerberg superou temporariamente a fasquia dos 100 mil milhões de dólares, juntando-se a Bezos e Gates no clube mais restrito.

Na quarta posição aparece o maior vencedor do ano: Elon Musk. O fundador e CEO da Tesla viu a fortuna engordar em 62,8 mil milhões de dólares, tendo terça-feira atingido um recorde pessoal de 90,3 mil milhões. Musk tem beneficiado da valorização de mais de 300% desde o início do ano nas ações da Tesla, que superaram ontem pela primeira vez os 1.900 dólares.

Buffet é o quinto mais rico dos EUA e o primeiro que não está associado à tecnologia. O histórico investidor tem uma fortuna de 79 mil milhões de dólares, apesar da quebra sofrida este ano.

Entre os 12 mais ricos do país contam-se ainda Steve Ballmer, maior acionista da Microsoft e antigo CEO da empresa, Larry Page e Sergey Brin, co-fundadores da Google, Larry Ellison, co-fundador e CEO da Oracle, MacKenzie Scott, ex-mulher de Jeff Bezos, e os irmãos Rob e Jim Walton, do império do retalho WalMart.


Fortuna dos "12 oligarcas" maior que PIB da Áustria e Bélgica juntos

"A riqueza total dos 12 oligarcas é maior do que o PIB da Áustria e da Bélgica combinados", assinala Omar Ocampo, investigado do programa sobre desigualdade do IPS. "Entretanto, dezenas de milhões de americanos estão desempregados ou vivem a contar os tostões. E 170 mil pessoas morreram de covid-19 nos Estados Unidos", acrescenta, citado pelo Marketwatch.

A fortuna dos 12 mais ricos iniciou o ano em quebra, tendo encolhido em quase 100 mil milhões de dólares entre 1 de janeiro e 18 de março. Mas, desde então, o crescimento tem sido exponencial, acompanhando a recuperação de Wall Street, em particular no setor tecnológico.

E terça-feira é um exemplo paradigmático de como o rally nas tecnológicas tem contribuído para o aumento das maiores fortunas. As ações da Amazon (Jeff Bezos e MacKenzie Scott) valorizaram 4,09%, os títulos da Microsoft (Bill Gates e Steven Ballmer) subiram 0,58%, as ações da Tesla (Elon Musk) ganharam 2,80%, as do Facebook (Mark Zuckerberg) avançaram 0,45% e as da Alphabet, casa-mãe da Google (Larry Page e Sergey Brin), valorizaram 2,61%m e os títulos da Oracle subiram 2,20%.

Ver comentários
Saber mais Estados Unidos Institute for Policy Studies fortunas mais ricos Mark Zuckerberg Bill Gates MacKenzie Scott Jeff Bezos Elon Musk Sergey Brin Larry Page Warren Buffet
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio